x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.627

DÚVIDA GPS SOMENTE OUTRAS ENTIDADES

Claudia Mardegam

Claudia Mardegam

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 10 junho 2019 | 11:47

Bom dia a todos

Estou com uma dúvida referente a geração de uma GPS, se alguém puder me dar uma luz, ficarei muito grata. Já liguei até no INSS mas eles não conseguiram me dar a informação.

Aqui onde trabalho são produtores rurais, todos vinculados a CEI. Esse mês surgiu um produtor novo em que o funcionário possui 3 vidas para salário família. Esse salário família acabou ficando maior que o recolhimento de INSS, restando somente as OUTRAS ENTIDADES na guia GPS. O banco não está recebendo esse INSS alegando que pode ser erro no código de recolhimento. Meu sistema gerou com o código 2216 e no site do INSS está o mesmo código, porém ligando lá no INSS eles disseram que esse código não existe. 

Alguém já teve algum caso parecido? Tem idéia de como fazer essa guia?

Mto grata

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 10 junho 2019 | 13:25

Claudia, boa tarde.
O INSS não é responsável pelo recolhimento, cabe a Receita Federal setor Previdenciário.
No seu caso em que o salario familia foi maior que a Guia, e tem o recolhimento para terceiro, o abatimento deverá ser feito nas proximas, mas esse valor de terceiro deverá ser recolhido normalmente.
....... é vedada a dedução ou compensação do valor das quotas de salário-família ou de salário-maternidade das contribuições arrecadadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) para outras entidades ou fundos (campo 9 da GPS).

https://www.empresario.com.br/legislacao/edicoes/2011/1511_compensacao_salario_mater.html

Daniele Ventorim

Daniele Ventorim

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 10 junho 2019 | 16:16

Cláudia
http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/codigos-de-receita/codigos-de-receita-de-contribuicao-previdenciaria
Veja só, no site da RFB, conforme o link tem esses dois códigos:
2119 = Empresas em Geral - CNPJ - Pagamento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.)

2216 = Empresas em Geral - CEI - Pagamento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.)

Se é CEI o correto é mesmo o 2216. Veja se o campo de INSS está zerado e o valor de outras entidades está com o valor correto. 
Tenta o pagamento em outro banco. 

Daniele Ventorim

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.