x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 289

Cadastro com PIS incorreto

Fernanda Medeiros da Silva

Fernanda Medeiros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2019 | 07:12

Bom dia pessoal!
Em 2017 na minha licença maternidade, uma funcionaria cadastrou um empregado com o Pis incorreto em 07/2017.
Fomos perceber o erro somente em 05/2018.
Um colega me auxiliou corrigir apenas a Gefip seguinte, pois assim os valores entrariam na conta do empregado sem  problemas.
Corrigi a Gfip 05/2018 e realmente entrou todos os valores de FGTS dele.
Porem ontem ele foi dar entrada na sua aposentadoria e consta que sua entrada na empresa se deu em 05/2018....
O que devo fazer? Estou desesperada.
Devo retificar desde 07/2017? não mudará valores a serem pagos?

Obrigada.

Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2019 | 08:21

Bom dia Fernanda!

O ideal seria o INSS migrar o valor que foi recolhido desse PIS para o correto.
O problema maior, é que na maioria das vezes, esse PIS é de outro contribuinte.
Isso aconteceu comigo, mas foi para contribuinte individual. Empresário informou numero errado.
No INSS a orientação foi de retificar as GFIP do período (detalhe, 6 anos).
Realizei as integrações e no SEFIP, vc coloca todos os colaborados da GFIP para a modalidade 9 (Confirmação/Retificação de informações anteriores - Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência)
Os valores não podem estar alterados.
Muito importante conferir a Rubrica, e alterar a tabela do INSS para o ano vigente da retificação.

Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2019 | 14:04

Boa tarde Fernanda!

Não haverá multas, pode ficar tranquila! rs 
A GFIP foi transmitida no prazo.
O que esta sendo feito, é a retificação de uma informação.
Transmitindo a GFIP com o PIS correto, todas essas contribuições irá aparecer em poucos dias no extrato de CNIS do funcionário que esta tentando aposentar, e vai entrar contagem do período de contribuição.
Mas tenta ir ate uma agencia do INSS ou então atendimento no telefone 135.
De repente eles vincula a contribuição e não é necessário retificar todo o período.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.