x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 924

Funcionário assinou e rabiscou CTPS onde seria a assinatura do empregador

Luciana Ramos

Luciana Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 10:46

Amigos,

Bom dia,

O funcionário assinou e rabiscou sua CTPS no lugar onde seria a assinatura do empregador referente a data de saída. Como devo proceder, de maneira que não prejudique o empregador futuramente. Obrigada ! 

Atenciosamente,

Luciana Ramos

"Brilhando em vida, sorrindo à toa..."
Luciana Ramos

Luciana Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 13:17

Davi,

Você teria algum exemplo de como colocar essa observação? Fui orientada colocar assim:
Funcionário assinou em local indevido na página x. Sendo assim, fica registrado a data de saída como 14/08/2019.
Assinatura do empregador.

Será que posso colocar assim ou é mais prudente cancelar toda a página ?

Obrigada  !

Atenciosamente,

Luciana Ramos

"Brilhando em vida, sorrindo à toa..."
Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 16:02

Luciana, boa tarde.
Essa parte das 'Anotações Gerais" foi criada justamente para colocarmos informações complementares e correções efetuadas pelo departamento pessoal.
Tendo como base isso, acho incorreto (no meu ponto de vista) inutilizar a folha onde o funcionário rabiscou. A forma mais coerente é colocar um asterisco (*) ao lado do rabisco e inserir as informações relacionadas na página das  'Anotações Gerais'. Tem que relacionar o que houve e a página onde o rabisco ocorreu.  Dessa forma, relacionar a data da saída, carimbar e o empregador assinar. Lembrando que na página onde houve o rabisco e agora com um (*) ao lado, tem que colocar: Informação Incorreta (vide Anotações Gerais, página nº xxx).

Mas, já vi muitas pessoas inutilizarem a folha com o registro da admissão etc, mas não acho prudente. Os analistas do setor me corrijam se a minha informação estiver errada. Não encontrei na legislação uma forma certa de se fazer nesse caso onde o funcionário rabiscou um campo não pertinente a ele (de forma proposital ou não). O que ocorrem mais são erros no valor do salário, por exemplo. Nesses casos, o procedimento acima é feito normalmente. Ao meu ver, nesse caso do rabisco, pode ser feito sim esse mesmo procedimento. 

Att
Davi Araújo Pinheiro
Luciana Ramos

Luciana Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 14:40

Davi,
Boa tarde

Não cancelei a página, fiz como você  e a nossa consultoria haviam orientado.
Muito agradecida !
Abraços !

Atenciosamente,

Luciana Ramos

"Brilhando em vida, sorrindo à toa..."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.