x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 774

Provisão de 13º Salário e Férias

Jonathan Eduardo Lira da Silva

Jonathan Eduardo Lira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 12:52

Boa tarde Colegas,

Em sistema de folha de pagamento há o módulo (opção) de criação da provisão de férias e 13ª salário, no módulo contábil não se tem, há apenas a integração entre o sistema, Folha x Contábil.
Pergunta: A provisão e Previsão é de responsabilidade do setor pessoal ou contábil? há alguma regra, legislação, embasamento que fale a respeito?  ou seria procedimento interno?

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 13:22

Amigo, boa tarde.
Depende de muitos fatores. Geralmente, os responsáveis pelo setor Pessoal efetuam os devidos lançamentos no sistema. Creio que todo sistema faça a integração entre os seus módulos. Caso, não seja possível, o setor contábil deve efetuar os lançamentos de forma manual. Já fui do setor Contábil e, provisionava essas despesas com base nos valores pagos no período anterior.

Logo após a escrituração, exigia do setor Pessoal uma análise dos números (se estavam em conformidade).

A parte das Férias é um pouco mais complicado, mas exigia do setor responsável um relatório das últimas férias pagas de cada colaborador juntamente com as datas de período aquisitivo e uma base/provisão do mês que será concedido. Em tese, eu 'fazia o trabalho do outro setor'. 

Mas, já vi situações onde além de preparar os documentos físicos e seus devidos controles; o responsável pelo setor Pessoal realmente lançava essas movimentações. O setor Contábil apenas verificava possíveis irregularidades na contas lançadas, por exemplo. 

Acredito que seja algo mais interno (procedimentos internos).

Att
Davi Araújo Pinheiro
RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 08:58

A previsão mensal de férias  e 13} é vista no modulo ou no programa da Folha de Pagamento que expressa em português qual é o seu valor. Esta previsão do valor das férias deve ser expresso no módulo ou programa do Contábil por registro de lançamento contábil que registre :  Local, data, conta devedora, conta credora,  histórico e no último quesito o valor desta provisão, mais um lançamento contábil que registre o INSS e o FGTS desta provisão...é trabalhoso... nada cai do céu... 

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 09:18

Bom dia.

Por exemplo, também trabalho no setor Financeiro. Antes de iniciar o próximo período (novo ano) eu pego todas as despesas fixas e as provisiono. Lógico, sempre usando os valores pagos anteriormente.

Na contabilização é da mesma forma. Caso, o setor Pessoal não importe para o módulo Contábil, esses lançamentos devem ser efetuados manualmente. Quanto menos funcionários tiver na empresa, mais fácil fica fazer as devidas provisões. 

Att
Davi Araújo Pinheiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.