Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 170

Afastamento Inss

elizangela

Elizangela

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 11:39

Bom dia Colegas

estou com uma duvida

No periodo que funcionario esta afastado por auxilio doença, sei que ele perde direito de ferias superior a 6 meses.

Porem ele passou ms de ano afastado, O INSS paga Ferias pra ele nesse periodo de afastamento.

o Decimo eu sei que o inss paga para funcionario que é o Abono Anual, mas Ferias estoou com duvidas , alguem ai pra me passar esse esclarecimento.

No aguardo. 

Elizangela

FERNANDO SALLES

Fernando Salles

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 12:06

Bom dia 

O empregado não perde o direito, ele simplesmente não adquire o direito. Nesse caso, inicia-se a contagem de novo período aquisitivo quando o empregado retornar ao serviço, sendo que o INSS não remunera e nem a empresa porque ele não adquire o direito.

“Art. 133 – Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo: […] IV – tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos”

Duvidas  https://fnsalles.wixsite.com/dpesocial

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 12:06

Boa tarde...uma vez que a propria CLT determina que não é devido o pagamento, não vejo porque o INSS assumir este encargo. Até porque, quem fica mais de 6 meses afastado, descansou bastante das atividades laborais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.