x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 34

acessos 27.889

ESCRITORIO DE CONTABILIDADE COBRANDO PARA EMITIR GUIA DE FGTS EM ATRASO

GABRIELLA

Gabriella

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 11:26

Olá bom dia!!

Trabalho no financeiro/administrativo de uma empresa e sou leiga no assunto preciso de ajuda.

Temos um funcionário com 42 guias FGTS atrasadas, e precisamos pagá-las, pedi para que gerassem 21 guias para pagarmos imediatamente e 21 depois do dia 20.  porém o responsável pela contabilidade nos encaminhou o seguinte e-mail:


Bom Dia
 
as guias do FGTS vou calcular 21 guias a metade precisa mandar R$ 210,00 para que eu posso pagar a senha do programa para eles
liberar 
só vou ter a atualização da caixa dia 10/09/2019calculo para dia 12/09/2019 ok
 
depois calculo as outras 21 guias para dia20/09/2019 ou antes você fala do Dia que quer pagar 
 
At.


Isso procede? É NECESSÁRIO PAGAR SENHA PARA EMITIR GUIAS FGTS EM ATRASO? Pois além de mensalidade, todos serviços que precisamos que sejam feito eles cobram como por exemplo cobraram 150 reais para emitir a 2ª via de uma alteração de contrato na JUNTA.


Obrigada

Gabriella

Maria Claudia Schwaigert

Maria Claudia Schwaigert

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 11:38

Bom Dia,

Provavelmente deve haver um contrato de prestação de serviços do seu escritório de contabilidade junto a sua empresa. Verifique se existe a previsão da cobrança de serviços adicionais e quais os serviços que estão cobertos pelo honorário mensal.

Maria Claudia Schwaigert
Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 11:38

Gabriella, bom dia.

Cada escritório tem a sua forma de proceder com relação a honorários e custos adicionais de determinados serviços.

Agora "senha" para emitir FGTS em atraso eu desconheço, até mesmo porque o programa da SEFIP é gratuito. E as informações necessárias para esta emissão provém da folha de pagamento apenas para consulta. Então verifique certinho com esta contabilidade se este termo "senha" significa algum procedimento interno deles, de custo adicional de retrabalho.

Jose Telles Junior

Jose Telles Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 12:15

Bom Dia,

Primeiramente faça uma breve leitura do contrato de prestação de serviços do escritório contábil em conjunto com a sua empresa.
Verifique as  clausulas existentes, pois há previsão da cobrança de serviços adicionais (extras), pois o FGTS foi enviado pra sua empresa no período correto para pagamento. 
Em questão a senha para geração do FGTS eu também desconheço. A não ser se ele estiver falando da Chave em caso de demissão.
Em questão a Junta Comercial, tem que ver quantas folhas e quantos atos foram solicitados, pois dependendo da quantidade, pode sim chegar a esse valor cobrado.
Espero te ajudado.

José Telles Junior
"Nenhum vencedor acredita no acaso"  Friedrich Nietzsche
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 16:39

Gabriella

Ele deve estar te cobrando pelo "retrabalho" de recalcular guias já calculadas...isso é comum nos escritórios, afinal, a nossa obrigação é enviar as guias pro cliente pagar no prazo...se ele não paga e pede que recalcule o boleto, teremos que fazer o trabalho todo novamente, demandando tempo.

Agora, o fato dele te dizer que precisa "pagar" a senha pra gerar essas guias é que vc precisa checar....Será que o dono do escritório sabe que o funcionário esta te cobrando isso? Alguns escritórios realmente não cobram por isso....então, o fato dele mentir, pode indicar que algo está errado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 17:26

Boa Tarde, é como a colega Karina falou a cima, aqui não cobramos quando precisamos tirar a guia em atraso, mas vai de escritório para escritório, e acrescentando a resposta da Karina, alem do tempo que perdemos, tem também o material que gastamos de novo. 

Att, Endriw

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 17:35

Concordo com a Contabilidade!!

Tem que cobrar sim pelo RETRABALHO!!
Se são 42 guias, e ele vai te cobrar R$ 210,00, então vai sair R$ 5,00 cada Guia (um preço até que simbólico).

Se você (empresário) soubesse como é dificultoso e complexo fazer uma SEFIP/GFIP, e ter que fazer de apenas um funcionário....ou seja é uma mão-de-obra ter que fazer esse retrabalho (cerca de 10 a 15 minutos cada SEFIP) , e ainda contar com a sorte do Conectividade Social não der problema.... R$ 5,00 é o minimo, mas se cobrasse R$ 10,00, também estaria bem justo.

Esse contador (Contabilidade)   é um exemplo!! Todos deveriam ser assim!

--------------------
Sobre a senha, veja só 42 guias são 42 meses, logo são quase 4 anos...certamente ele mudou de sistema e as informações antigas estão num sistema antigo, e para ele ter acesso deverá obter esse acesso...

Nesse caso, eu cobraria também por isso...nada mais justo!!

Victor Melo

Victor Melo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 17:40

Complementando a resposta do nosso amigo Diogo quanto aos recalculos.

Os recalculos individualizados são muito complexos, demandam tempo, mão de obra e controle, pois uma vez recalculadas em individualização todos os outros recalculos posteriores vão necessitar dessas informações.

Victor Melo
Departamento Pessoal
Original Contabilidade LTDA - ME
http://originalcontabilidade.com.br/
Jose Telles Junior

Jose Telles Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 17:45

Verdade Diogo e Karina.

Infelizmente a nossa classe não nos ajuda nesse sentido.

Mas aqui no escritório tudo vai de acordo com o contrato de prestação de serviços, e o "extra" pela recalculo e reimpressão de guias eu cobro também.
E como o colega Diogo disse " se soubesse como é dificultoso e complexo fazer uma SEFIP/GFIP", veria que os $ 5,00 que ele esta te cobrando por uma guia de uma GFIP, não é nada.
(Lembrando que pro cliente o "FGTS" só sai 01 folha que é a guia pra pagamento, e Internamente sai junto o relatório de quase 07 folhas.

José Telles Junior
"Nenhum vencedor acredita no acaso"  Friedrich Nietzsche
GABRIELLA

Gabriella

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 17:47

Boa tarde queridos,

Obrigada pela presteza!!

Infelizmente não existe um contrato pois o dono da contabilidade é "amigo" do sócio, então desde o início é assim "bagunçado". Pagamos uma mensalidade relativamente alta e somos uma empresa pequena com pouco movimento.

Creio sim que há um exagero nessas cobranças, pois o caso de emissao da 2a via do contrato que precisávamos na época liguei na junta e custava 30 e poucos reais.
E nunca ouvi falar que para emitir guias atrasadas precisaria de senha... então ficaria mais profissional cobrar pelo retrabalho ...não mentir afim de obter algum "extra".

Agradeço imensamente dedicarem o tempo de vocês para me ajudar.

Att

Gabriella

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 17:55

Gabriella,

Nesse caso o Contador deveria ser sincero e enviar um e-mail e dizendo que pelo Retrabalho vai custar Tanto (R$)...
Infelizmente para não perder o cliente agente até abre mão de certas cobranças, mas é muito importante o empresário saber que tal(is) serviços gera(m) RETRABALHO  e RESPONSABILIDADE por parte do Contador, e por isso deveria ser cobrado... (como Victor e Jose já falaram). 

Infelizmente tem clientes (empresários) que mesmo tendo Contrato, não leem, e quando recebem a noticia que tal serviço terá uma preço (R$) muitas vezes ficam reclamando...

Ou seja, não basta apenas ter Contrato, tem que sentar e ler o contrato com o empresário e explicar todos os pontos!!

Abraço a todos!

Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 18:21

Concordo com a maior parte da galera, cobrar pelo retrabalho é algo completamente aceitavel e justo, cobrar dizendo que "há uma senha paga" não é, é até anti ético.

Att.,
Eros de Oliveira
Roberto Henrique Catharino Filho

Roberto Henrique Catharino Filho

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 19:21

Caríssimos, na minha opinião a questão da senha pode ser um procedimento interno do escritório não acham ? por quê não ? ...mas vamos pensar que foi simplesmente uma forma cortês de dizer outra coisa, pois quem sendo empresário não tem a noção do custo das coisas ? ...tem que cobrar sim, pois o recálculo ainda mais de um funcionário só no sistema sefip é trabalhoso e por R$ 5,00 esta de graça, poderia estar cobrando R$ 50,00 por mês de competência que estaria mais que justo.... 

Adm. Roberto Catharino
CRA-MT 2.094
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 8 setembro 2019 | 16:14

Prezados, Boa Tarde!

Realmente o escritório está certíssimo em cobrar pelo retrabalho extra, porem seria bem mais viável se o mesmo enviasse para a empresa uma nota explicativa o porque da cobrança do trabalho na qual ele vai fazer, não explanando coisas que não tem nada a ver criar senha etc. Isso dar um trabalho enorme já tive que fazer uma vez de 3 funcionários com 39 meses de atraso.

Gabriela, embora que o empresario seja amigo do contador porem, certas coisas deve ser separado, seria interessante você conversa com o seu patrão pra fazer um contrato de prestação de serviço junto com o escritório de contabilidade.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

GABRIELLA

Gabriella

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 10:24

Bom dia meus Caros,

Acho que algumas pessoas tem um problema grande de interpretação de texto.

Não se trata de não queremos pagar pelo RETRABALHO, e sim eles  justificarem talvez a cobrança pelo retrabalho de uma senha que sinceramente nunca ouvi falar, e muitas pessoas aqui também não. Como já houve inúmeras cobranças injustificáveis as quais nós da empresa sabemos que ñ existiram.

Roberto Ach Não somos folgamos nem nos opomos em pagar pelo justo e pelo correto, acho tamanha falta de educação da sua parte acusar e julgar sem saber o que de fato acontece!
Ressalto que a maioria das vezes que eles fazem trabalho "EXTRA" cobram sempre junto com a mensalidade, não pedem adiantamentos de imediato, por isso a minha estranheza em cobra por uma senha q ñ existe.

MAS ENFIM, OBRIGADA A TODOS EDUCADOS QUE RESPONDERAM, INFELIZMENTE NÃO SEI ENCERRAR ESTE TÓPICO, MAS OBRIGADA!


Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 11:08

Roberto Ach

Acho que vc esta exagerando um pouco nas suas colocações e já esta deixando a colega chateada.

Independente do motivo pelo qual o FGTS dessa empresa deixou de ser pago, isso não é problema nosso e não estamos aqui para fazer esse tipo de julgamento....o fórum não é pra isso.

A colega fez um questionamento simples, resta a nós tentar ajudá-la.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 08:18

Gabriella, infelizmente a nossa profissão foi desvalorizada por muitos profissionais da classe. Nós somos contratados muitas das vezes para executar tais serviços, e os empresários/administradores no final acabam nos dando mais atribuições do que estamos sendo pagos.

É correto sim um escritório cobrar por recalculo de guias, ainda mais nesta proporção.

Para recalcular estas guias dá trabalho e exige dedicação, que poderia está sendo direcionada para uma outra empresa ou para um outro assunto.

O ponto em que eu gostaria de deixar meu comentário, é que sempre deve haver um bom senso entre empresa e contador, mantendo assim uma boa ordem e uma boa prestação dos serviços. Integração e comunicação é tudo.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 13:36

Gabriella boa tarde muitos escritórios cobram até por uma virgula por este motivo vemos escritórios monstruosos onde os donos enriquecem do dia para a noite, continuo com meu humilde escritório mas não tenho coragem de esfolar meus clientes mas muitos tem, basta entrar no sistema e recalcular só isso não precisa de senha nenhuma

Sueli M.Correia da Silva
Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 13:38

Boa Tarde Roberto, o contador e um ser humano como qualquer outro, então ele pode sim mentir, enganar, entre outras façanhas, mais do que correto procurar a verdade através de outros meios, trabalho como DP e auxiliar de contador, e já vi mais de 1 vez, o '' contador mentir '', para explicar menos.

E como eu disse, ela esta correta em procurar a verdade atravez de outros meios, afinal, o contador não mentiu quando disse que precisava pagar uma senha?

Att, Endriw
_________________________________________________________________________________________________________________________
- Você tem o direito de está com raiva, mas não tem o direito de descontar nos próximos.
VictorSilva "O Poeta"

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 14:40

Roberto,

Deu pra perceber que você se sentiu chateado com a colocação dos demais colegas com o questionamento do fórum, você esta certo tem que cobrar pelo retrabalho isso acaba gerando um retrabalho para o escritório de contabilidade, só que seria bem mais viável o escritório ser sincero com o seu cliente independente do que levou a ter levado a empresa não pagar a guia no prazo.

Conheço alguns profissionais de contabilidade na minha região que estão perdendo seus clientes por falta de confiança com os seus clientes eles acabam procurando realmente terceiros pra se informa da situação, hoje temos um leque de facilidades para tirar duvidas seja la qual for a situação só ainda fica acreditando em certas coisas quem realmente não tem interesse de evoluir.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 15:13

E como o Daniel acabou dizer.

E em nenhum momento eu falei que o Contador estava errada, simplesmente falei que a moça esta correta em procurar a informação através de outros meio alem do contador dela, afinal o contador '' dela '' não estava sendo HONESTO.

Você citou que 

Entram em "nosso" site, para denegrir nossa profissão, tão desgastada pelos empresário, que sonegam e não assume suas responsabilidades!
Acho um absurdo a falta de confiança com o contador contratado.
Preferem "ouvir" um terceiro, ao invés de ouvir o próprio contador!

Em nenhum momento eu vi ela '' DIFAMAR '' a profissão de contador, ela simplesmente postou uma duvida.


 - Para finalizar, irei encerrar minha participação nesse topico com o Sr., não tenho interesse em discutir pontos de vistas diferentes em quem não tem a mente aberta para novas ideias e diálogos.

Peço desculpas se insultei alguém.

Att, Endriw

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2019 | 09:54

Meu Deus, que desnecessários esses comentários Sr. Roberto! O Portal contábeis tambem é voltado para o DP, acho que o Sr. está por fora! Não desconte seus descontentamentos nos outros.  

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Reginaldo Santos

Reginaldo Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2019 | 11:33

Bom dia a Todos.
Gabriella,
eu não vejo nada de mais um cliente solicitar o recalculo de uma Guia, seja ela do FGTS; INSS; DAS e etc.
Porem, desde ontem estou recalculando 29 guias de FGTS apenas para um funcionário, tendo em vista que meu cliente não recolhe o FGTS desde 2016. O motivo pelo qual o recolhimento não foi feito, não me compete, mas, as guias são enviadas mensalmente.
Porem, acho justo que numa situação como essa o Contador cobre pelas Guias recalculadas. Se ele usou algum artificio para tal procedimento ai já é uma outra situação que deve ser avaliada com cautela.
O trabalho de um Escritório de Contabilidade e muito cansativo, se todos os clientes utilizar desse artificio, teremos que criar uma setor especifico apenas para recalcular guias.
Acredito que dessa forma valoriza nosso trabalho.
Como já foi dito anteriormente, recalcular uma guia e um trabalho em dobro, ainda mais quando se pede apenas de um funcionário. Cada escritorio trabalho de um jeito e deve ser respeitado dessa forma. Mas, nosso trabalho também deve ser respeitado e cobrando e a forma de valorizar nossos esforços.
Att
Reginaldo Santos


Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.