x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 125

Celetista, MEI ou Autônomo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 14:30

Boa tarde colegas,

Um funcionário que está trabalhando sem CTPS, e já solicitamos os documentos, mas disse que não quer ser efetivado porque quer trabalhar como autônomo. Vejo como um risco para a empresa, já que autônomo, não pode prestar serviços todos os dias para uma mesma empresa, e o cliente questionou os riscos de contratá-lo via MEI ou emitindo RPA (que seria mais oneroso para o empregado). Alguém pode me dar um luz? Sei que contrato de prestação de serviço, ele teria que ter CNPJ ou a empresa emitir RPA.  A atividade da empresa é revenda de lubrificantes, e o funcionário é Motorista de Caminhão (não tem caminhão próprio, é da empresa).


Grato.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 20:40

Jose, boa noite.
Particularmente, dispensaria esse "trabalhador", isso porque lá na frente vai dar dor de cabeça, se já está assim, imagina lá na frente.
obs.: O empregador(patrão) não pode ficar na "mão" do empregado, senão outros também irão fazer a mesma coisa, e além disso ninguém e insubstituível.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 10:34

Carlos Alberto dos Santos,
Obrigado pela sua ajuda, como sempre! De fato. Até comentei isso com o nosso cliente, que pode estar querendo motivos para colocar a empresa na justiça futuramente. Mas vou reforçar novamente, pois vc está certíssimo.

Grato.

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 10:40

Bom dia José,

     concordo plenamente com o Carlos... emprego não tá fácil, a empresa quer andar certo e o "empregado" não, dispensa ele!!! Motorista bom, tem 873.573.683 por aí desempregados!!! Corta o mal pela raiz!! Se insistir em manter, diz que ele pode optar por qualquer meio, pois todos eles terão riscos futuros!!

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.