x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.113

Retificação de Sefip/Gfip

Lu

Lu

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 15 outubro 2019 | 15:02

Olá! 
Já li alguns tópicos sobre retificação de Sefip/Gfip, mas ainda tenho algumas dúvidas.

Preciso retificar todos dados de um diretor (sem recolhimento de FGTS) na Sefip,   que foi informado indevidamente.
Era para ser informado um diretor e na Sefip foi informado outro. Assim que percebemos o erro, alteramos para o certo. O salário informado e Inss recolhido estão corretos. Então eu só precisaria reenviar uma sefip na modalidade 9 ou precisa ser na modalidade 1? Sendo que a matriz tem funcionários e estes serão informados pela modalidade 9.

Mais algumas questões importantes a serem colocadas:
Não consigo fazer backup das RE's enviadas, pois não tenho mais acesso a elas. Posso fazer uma nova Sefip?

A empresa possui filiais, e tem funcionários registrados. Mas a matriz é a centralizadora e envia todas as informações. Preciso informar as filiais novamente? 

Desde já agradeço!
 

Samanta

Samanta

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 11:21

Prezada Lu, bom dia!

Já que não consegue restaurar o back-up, pode importar todos os dados novamente, porém, tenha o cuidado de informar tudo igual novamente, inclusive retenções e/ou compensações.

Entendo, nesse caso, que todos os empregados serão reenviados na modalidade 9 e o Diretor na modalidade "nada" e não pode gerar guia a se pagar de FGTS. A modalidade "nada" é pra informar que ele é pra ser retificado.

Espero ter ajudado.

Samanta.

Lu

Lu

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 14:00

Boa tarde Samanta,
Ok. Eu entendo que os funcionários devo informar na modalidade 9 e não deve gerar nenhuma guia.
Quanto ao diretor o que quer dizer com modalidade "nada". Só tem a opção de modalidade 9 - que é confirmação informações anteriores ou a modalidade 1 - que é declaração ao FGTS e à Previdência. Porque eu só preciso retificar o diretor errado, valores não.

Obrigado.

Samanta

Samanta

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 11:21

Lu, bom dia!

A modalidade "nada" seria a primeira opção da SEFIP, na hora de alocar os empregados. Quando no primeiro envio, todos os empregados estarão lá. No caso do diretor, que não terá recolhimento de FGTS, realmente é modalidade 1 na retificação. Lembrando de alterar a categoria do cadastro do diretor na SEFIP:

11 - Contribuinte individual - Diretor não empregado e demais empresários sem FGTS;

Espero ter ajudado,

Samanta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.