x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 62

Vale-Transporte

Rosalind Tania Kiel

Rosalind Tania Kiel

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 14:48

Boa Tarde!

Tenho funcionários que são usuários de vale-transporte, porém nem todos utilizam diariamente os meios fornecidos para vir trabalhar, hora vem de carona, hora com seu transporte particular, o que faz acumular créditos em seus bilhetes.

Já estabelecemos que o limite para uso do estacionamento para usuários de vale-transporte é de duas vezes por semana, porém tenho funcionários que querem cancelar vale-transporte por um determinado tempo até seus créditos se esgotarem, para depois retornarem.

Não vejo nada previsto na Lei que rege o vale-transporte quanto ao cancelamento e posterior adesão, tipo, tempo para retorno. Como vocês procedem? Eu informo que devem esperar um prazo mínimo de 6 meses, se não fica fácil assim, faz opção, cancela quando quer porque tem créditos acumulados, ou seja, fazem o que bem entendem na empresa...

Preciso solucionar isso, tenho no momento dois casos assim onde trabalho.

Obrigada

Rosalind

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 16:11

Rosalind Tania Kiel

Vc não precisa fazer a recarga integral todo mês. Se viu que sobrou crédito do mês anterior, faça só o complemento, afinal, a empresa é obrigada a fornecer apenas o suficiente para o deslocamento casaxtrabalhoxcasa.

Se tiver saldo que de o mes todo, nem faça o crédito, mas lembre-se de tirar o desconto.

Infelizmente esse assunto é um calo no setor de pessoal....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 16:25

Boa tarde Rosalind,

Concordo com a colega Karina, e resumindo a sua dúvida, não há como a empresa impedir que o funcionário cancele o vale transporte por excesso de recarga nem estipular prazo mínimo, tendo em vista que a CLT não diz nada a respeito, e em uma possível reclamação trabalhista, a vantagem sempre será do empregado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.