x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 780

Retificação de folha devido ao salario família

Camila Silva

Camila Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 21:09

Boa tarde a todos!

Preciso de uma ajuda, por favor...
Entrei recentemente no depto pessoal e ainda possuo muitas duvidas.
A folha de uma funcionaria de uma empresa que atendendo foi emitida sem o salario família nos meses 06, 08 e 09. Nao observei essa falha. 
Sei que será necessário retificar a folha mês a mês. Mas como fazer isso?

1* devo calcular a folha novamente incluindo a rubrica? (o sistema não puxou a rubrica, por isso a falha)
2* apos calculado faco todo o processo de transmissão normalmente? Modalidade 9?
3* como fica com relação ao INSS e FGTS, terá alteração dos valores? 

Muito obrigada pelo auxilio!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sábado | 19 outubro 2019 | 07:11

Camila, bom dia.
Respondendo;

1* devo calcular a folha novamente incluindo a rubrica? (o sistema não puxou a rubrica, por isso a falha)
R - Depende da empresa, aqui eu incluo tudo na folha a ser gerada(nova), e explico ao empregado(a) que os valores serão pagos tudo na folha do mês seguinte. (mas depende de cada empresa)
2* apos calculado faco todo o processo de transmissão normalmente? Modalidade 9?
R - Se optar por retificação, então os empregados que não sofrerão alteração será na modalidade "9"
3* como fica com relação ao INSS e FGTS, terá alteração dos valores? 
R -Com relação ao INSS (gps) haverá alteração, ou seja, o valor será menor,onde a diferença terá que compensar nos meses subsequentes, agora com relação ao FGTS nada muda.







































Camila Silva

Camila Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sábado | 19 outubro 2019 | 21:25

Oi Carlos Alberto!

Muitissimo obrigada pelo seu retorno.

Nessa empresa tem somente este funcionário.
Se eu optar por fazer como você faz (gerar o valor do salário familia dos meses 06, 08 e 09 na nova folha), implica em algo na RAIS por exemplo? Ou algum outro problema para a empresa?
Eu utilizo sistema Dominio, fazendo dessa forma eu devo lançar a rubrica de diferenca de salário família ou tem outra mais indicada?
Como estarei enviando a folha com esse lançamento, gera alguma multa?

Obrigada!
Abraços!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Domingo | 20 outubro 2019 | 09:53

Camila, bom dia.
O importante e pagar ao empregado.
Eu, faço o seguinte
a) Crio uma verba especifica - como por exemplo = Salario Familia - Diferença/Complementar
b) Lanço manualmente na SEFIP
c) Faço um relatorio e anexo a SEFIP, para uma possivel fiscalização/auditoria, assim qualquer "pessoa" saberá o que aconteceu naquele mês
d) Na RAIS faço a manutenção manual, caso não seja importado 

Camila, e muito importante convocar o empregado e explicar para ele o que vai acontecer no holerith do mês, assim quando ele(a) ver o holerith saberá que aquela verba se refere aos meses não pago,ok..

whastap = 12.9976.5454
email- @Oculto















O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.