x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 194

ANDREIA PACINI

Andreia Pacini

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2019 | 09:42

Bom dia se  no aviso trabalhado o funcionário  teve opção de 7 dias e o mesmo falta os 23 dias ,como a empresa devera fazer pagar -se os 7 dias ou ele perde o direito dos 7 dias  e lança 30 dias de faltas na rescisão?

Derick Marczuk

Derick Marczuk

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2019 | 09:59

Lembramos que durante o aviso prévio dado pelo empregador, o empregado pode optar por faltar durante sete dias corridos ou trabalhar por duas horas a menos durante todo o período. Este direito é determinado pelo art. 488 da Consolidação das Leis do Trabalho  (CLT) .
Assim, percebemos que há a possibilidade de o empregado faltar durante sete corridos, caso o aviso seja dado pelo empregador. Fora esta situação, o empregado não pode faltar durante o aviso prévio.
Como dito no início do texto, as obrigações contratuais permanecem as mesmas durante o aviso prévio. O empregador deve pagar salário, conceder intervalos, manter ambiente de trabalho salubre. O empregado deve prestar serviços, cumprir a jornada, respeitar as normas da empresa.
Assim, se o empregado faltar durante o aviso prévio, poderá ter os dias descontados. Caso as faltas sejam excessivas pode haver advertência, suspensão e justa causa.

Assist. de Departamento Pessoal
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2019 | 10:25

Andreia,

Lanço como falta normalmente, só teve um caso em que o funcionário foi pra justiça do trabalho e ele não teve provas legais nem uma justificativa pra abonar as faltas.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

ANDREIA PACINI

Andreia Pacini

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2019 | 10:36

Derick Marczuk  , pelo que entendo 7 dias ja não seria direito adquirido a partir do momento que assinou o aviso opção de ficar 7 dias , entao este dias teriam que ser pagos esta correto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.