x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 36.735

CBO NO CONTRACHEQUE NÃO É O MESMO DA CARTEIRA DIGITAL

ROSSANO

Rossano

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2020 | 11:38

Trabalho num escritório como Analista fiscal, mas no contracheque vem o CBO 411010, Mas escrito que sou Analista Fiscal.

Ao consultar minha carteira digital, aparece esse CBO como assistente administrativo, já falei com a pessoa do RH e não foi alterado.

Quero saber se isso pode dar problema, pois trabalho como analista fiscal como descrito no contracheque mas o CBO esta como assistente administrativo. Já solicitei a troca mas pelo visto não irão fazer, tenho receio que num próximo trabalho passe por mentiroso, estou na empresa desde 08/2018.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2020 | 13:05

Rossano, boa tarde.
Não, o importante e na EMPRESA, afinal Assistente Administrativo que consta na CTPS Digital engloba várias funções, como por exemplo, auxiliar de escritorio, aux/assist/analista/contabilidade, fiscal etc....

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2020 | 14:32

Rossano,

Como o colega mencionou acima, não tem problema algum pois dentro dessa família desse código tem varias funções que já pega tudo.

Teve alguns funcionários que aderiram a CTPS digital que tiveram essa duvida também e vinharem nos procurar pra ver isso e explicamos pra ele.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 16:28

Renata Cintia de Souza

Como dito pelos colegas acima, um determinado código de CBO pode ser usado para vários cargos, visto que não existe código especifico para todos os cargos criados pelas empresas. O que não pode acontecer, é o código do cbo ser totalmente incompatível com a função do ASO ou a função realmente desempenhada pelo empregado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Renata Cintia de Souza

Renata Cintia de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 17:40

Entendi Karina, meu cliente está com problema, pois no Tomador de Serviço dele não está aceitando a diferença entre a CTPS digital e o que consta no ASO, demais documentos. Pedi ao mesmo para apresentar uma declaração informando os detalhes e ver se o tomador aceitará.
Grata pela atenção e vamos acompanhando.

Renata Cintia
Terapeuta Holística
Consultora em Sistemas de RH
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 17:52

Renata Cintia de Souza

Tbm passo por isso com tomador de serviço, eles são chatos mesmo rsrsrs, normalmente quem analisa os docs nos tomadores são pessoas alheias ao setor, que não sabem muito bem do assunto.

Tente ver na clinica do ASO se não da pra alterar a função no exame....se for realmente da mesma família, pode ser que façam sem problemas.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 19:00

Renata,

Complementando a resposta da sua duvida,

Tivemos que dar uma pequena aula para os tomadores de serviço alguns meses atras por conta disso pra evitar esses probleminhas pois só aparece no dia em que estamos mais atarefados reunimos eles, explicamos detalhado a questão do CBO das famílias das funções por fim também a adesão ao novo sistema CTPS DIGITAL, se possível você puder fazer esse procedimento creio que eles não vão lhe procurar por esse mesmo motivo.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.