x
2020-02-07T10:26:07-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 147

Readmissão de Empregado Para o Mesmo Sócio

há 32 semanas Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 10:26

Colegas bom dia!

Preciso fazer uma readmissão de um empregado que irá exercer o mesmo cargo, porém já em outra empresa. 
Só que no quadro societários um dos sócios e o mesmo da antiga empresa..Nesse caso não existe contrato de experiencia certo? já entra direto com contrato por tempo indeterminado?

Obrigada,

há 32 semanas Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 14:19

Boa Tarde!

Eu entendo que seja outro grupo econômico, pois à sociedade desta outra empresa é formada somente por um dos sócios da anterior, e não pelos três sócios, ou seja, a constituição societária é diferente. 
Para ser do mesmo grupo econômico o quadro societário deve ser exatamente igual.

Atenciosamente, 

há 32 semanas Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 09:07

Marilza,

Encontrei.

§ 3º Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.” 

Mas estranho já fui em vários treinamentos, e sempre me falaram que se estivesse pelo menos um dos sócios poderia considerar mesmo grupo econômico.

há 32 semanas Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 10:21

Pois é Mônica, 

Eu também sempre aprendi isso nos cursos, que se tem o mesmo sócio é o mesmo grupo ...

Até, um funcionário fazer uma reclamação trabalhista, e conheci na integra a lei 
O funcionário entrou por outros motivos, não foi pela transferência, porém o juiz deu uma lavada por ter considerado do mesmo grupo e feito a transferência, eu fui tentar justificar falando dos sócios, ele mostrou a lei na integra.

Mas é assim mesmo, aprendendo.

Boa semana

há 32 semanas Terça-Feira | 11 fevereiro 2020 | 17:09

Marilza Maria Madrona ,

veja a resposta da colega no link abaixo

https://www.contabeis.com.br/forum/tributos-federais/253425/empresas-de-mesmo-grupo-economico/

1. Para efeitos legais Grupo Econômico seriam empresas que estão interligadas como: Controladora, Controlada, etc.
2. Porém, no âmbito fiscal isso foi ampliado para empresas que possuem sócios em comum. É isso o que os juízes tem considerado.
3. Até mesmo quando uma empresa paga contas de outra tem sido consideradas do mesmo grupo.

Ainda continuo em dúvidas...

há 32 semanas Quarta-Feira | 12 fevereiro 2020 | 08:01

Bom Dia!

Aí é tão complexo essas situações trabalhistas né, tentamos fazer o certo mas essas leis não ajudam... 
Olha se você está com dúvidas ainda, o ideal é você fazem uma consulta jurídica, ou então nestas sites de legislação como IOB por exemplo.

O importante é chegar perto do mais correto possível.

Atenciosamente,

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.