Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.959

Retificação de GFIP com GPS e GRF pagas

Arthur Bezerra

Arthur Bezerra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2020 | 08:29

Bom dia. Foi feito uma alteração de CNAE em um CNPJ, alterando o principal. Devido essa alteração, o FPAS, que era 574, deveria ter sido alterado nas GFFIPs para o 515, mas pela falta de atenção continuamos a enviar a GFIP com o CNAE e FPAS antigos e hoje estamos com pendências no e-CAC desde a competência 07/2019 (a mesma em que foi feita a alteração): Divergência GFIP x GPS (valor declarado menos o recolhido).
Os funcionários também observaram que, mesmo com a GPS e a GRF sendo paga, não estão acontecendo os depósitos de FGTS nas suas contas.
Li em outros tópicos que eu deveria enviar uma GFIP excluindo a errada e enviar outra correta, na modalidade 9, para todas as competências onde aconteceram esse erro. Mas a dúvida é a seguinte:

O que fazer para vincular as GPSs e as GRFs que já foram pagas as novas GFIPs que serão enviadas?
OBS.: Pesquisei e vi que da pra retificar as GPSs pelo ECAC, tendo os comprovantes de pagamento, porém as GRFs, segundo o manual da CAIXA, da pra retificar pelo RDE, porém o programa não está mais disponível para download.

Desde já gradeço a ajuda.

Arthur Bezerra
Contab Assessoria e Consultoria Contábil.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2020 | 12:05

Olá Arthur Bezerra
boa tarde,

Segue orientações conforme Manual SEFIP:

RETIFICAÇÃO DE CNAE

Para o FGTS, a retificação da informação prestada em tais campos exceto RazãoSocial e Endereço do tomador/obra deve ser solicitada por intermédio da opção de alteração cadastral via SEFIP, observadas as orientações da Circular Caixa que trata da matéria.
Caso seja utilizada a importação de folha, indicar a alteração cadastral nos registros 10, 13 ou 14 do arquivo de folha de pagamento (SEFIP.RE). Tais solicitações podem ser efetuadas a qualquer tempo, desde que ocorra em GFIP/SEFIP de recolhimento regular na próxima competência devida, não sendo necessária a entrega de uma nova GFIP/SEFIP.
Para a Previdência Social, basta que, a partir da próxima competência devida, seja apresentada a GFIP/SEFIP com as informações corretas, não sendo necessário retificar cada uma das competências com informação incorreta.
RETIFICAÇÃO DE FPAS

Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.
Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em “Abertura do Movimento”, selecionando a opção “Pedido de exclusão de informações anteriores”. É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.
Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Rosangela

Rosangela

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2020 | 12:54

As correções das diferenças do INSS serão feitas pela receita, aonde você vai acompanhar os valores que serão as diferenças e apareceram no relatório no e-cac, dai o empregador poderá parcelar ou recolher a diferença por competência. As GRRF não serão afetadas os calculo porque eu acho que foi erro de CNAE e influenciou o RAT e o RAT somente é calculado para o INSS. BLZ.
referente as contas que não estão tendo deposito, pode ser o erro de cadastro na caixa, atualize os dados na caixa da empresa e verifique também se a empresa esta recolhendo os FGTS. Verifique também os dados do funcionarios se estão corretos.
As Sefip envia no 9, confirmação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.