x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 252

acessos 106.004

Rais 2020*** Ano Base 2019

Douglas Eduardo

Douglas Eduardo

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 10:33

Bom dia colegas.

Um trabalhador não está conseguindo sacar o benefício e após comparecer a CAIXA com os comprovantes mensais de entrega do E-Social, a atendente informou que a RAIS dele estava duplicada.
Emiti a então a RAIS  hoje pelo site e analisando as informações percebi que realmente uma exite duplicidade de informações. Existe um primeiro relatório com CREA/NÚMERO DE VÍNCULOS/CEI VINCULADA porém com a data de entrega "00/00/00" e existe um outro relatório com as mesmíssimas informações, porém com data de entrega em "17/04/2020". Alguém teve esse mesmo problema?

Rosana

Rosana

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 15:36

Boa Tarde!

Douglas Eduardo, também estou com esse problema.

A orientação que tenho é que até 31/08/20 a Serpro ainda está atualizando as informações e será corrigido.
E a partir de Setembro as informações estariam corrigidas na Caixa.

A unica saída é esperar.

Acredito que tenha aparecido em duplicidade pois realmente, num primeiro momento processaram as informações , erradas. 
E depois reprocessaram com os ajustes.

 

camila marques

Camila Marques

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2020 | 11:34

Bom dia Pessoal!
Um funcionário de uma empresa do grupo 2 não está conseguindo receber o PIS foi na caixa econômica e disseram que a RAIS não foi enviada. Os eventos foram enviados mensalmente pelo esocial e mesmo assim enviamos via GDRAIS pra garantir.
Agora fui consultar o recibo de entrega do mesmo e conta que uma como entregue  e outra como EXCLUÌDA(MOTIVO DUPLICIDADE) NA MESMA DATA 17/04/2020. O que eu faço, acredito que esta seja a exclusão do GDRAIS. Alguém mais com este problema?

camila marques

Camila Marques

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2020 | 11:58

Bom dia Marcelo, muito obrigada por me responder. Mas neste caso que descrevi, não reenviei nenhum arquivo para correção. Pode ter sido por fazer os envios mensais e pelo GDRAIS? Será que precisarei reenviar? agora consultei os demais e tenho mais 3 com a mesma situação. Liguei no Oculto para consultar e diz que não constam as informações de remunerações.  Todos já foram demitidos.

Marcelo Candido

Marcelo Candido

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2020 | 13:09

Camila, pq antes nao havia nenhuma informaçao. Agora o sistema começou a jogar as informaçoes do e-social.
Esta em duplicidade, pq eles ainda estao ajustando.
Nao reenvie nada, tem que aguardar eles ajustarem tudo.

Fabio Pereira Dias

Fabio Pereira Dias

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2020 | 12:26

Bom dia à todos!

Estou fazendo a contabilidade de um condomínio que identificamos que não enviou a RAIS ref 2018, logo em 2019 os funcionários não receberam o abono salarial/PIS. Se eu enviar esta RAIS este ano estes funcionários receberão o abono não recebido em 2019? Se sim, saberiam quando isso ocorreria? De quantos anos anteriores podemos enviar?

Obrigado pela ajuda.

Mariane Rodrigues

Mariane Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 17:07

Boa tarde,
Alguém sabe como salvar a declaração da rais transmitida por eSocial com procuração?
Consegui salvar a declaração dos clientes que tinham certificado digital, mas ao entrar com o certificado do escritório não consigo salvar nenhuma das declarações que aparecem listadas, aparece um erro:

"Nenhuma Declaração foi selecionada para impressão."

Aureo Prates de Lima

Aureo Prates de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 15 setembro 2020 | 09:18

Bom dia a todos, a situação é realmente desoladora...a empresa me comprova o envio da RAIS, ligo no 158 e dizem que as informações a meu respeito referente a 2019 estão corretas e no site da CAIXA não consta benefício para o meu número do PIS. O R.H. da empresa diz que não tem o que fazer, o Ministério da Economia (Secretaria do Trabalho) diz que está tudo Ok e que é só aguardar o calendário (sou de outubro, mas um colega que é de Julho continua sem receber) e a CAIXA me diz que é somente um órgão PAGADOR, ela não é responsável por eventos que gerem pagamento...mas os eventos tem que chegar a ela para que o pagamento seja efetuado.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 09:39

Bom dia, alguém já saberia informar quanto ao complemento da RAIS 2019/2020? 

A partir das atualizações, que complementam o Ofício Circular SEI n.º 2214/2020/ME e o Ofício Circular SEI n.º 3339/2020/ME, novos vínculos foram inseridos e correções realizadas. Os ajustes refletem na Consulta Trabalhador e na Consulta Declaração RAIS, ano-base 2019, para empresas e Sistema RAIS HOD.

Será necessário enviar uma RAIS retificadora? Terá multa?

Alguém já sabe como deveremos agir? 

Memento Mori.
walbert azevedo

Walbert Azevedo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 11:09

Bom dia.

Após a suposta atualização, emiti novo relatório da RAIS e notei que persiste os erros das remunerações dos meses de rescisão e férias, estas remunerações simplesmente não aparecem na declaração e o funcionário acaba perdendo direito a 1/12 avo do PIS.

Acompanhando a situação.

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2020 | 11:23

Bom Dia Walbert!

Muito obrigada pelo retorno. Foi de grande valia. Deu certo.

Aproveitando o contato, veja se consegue me esclarecer o seguinte:

O prazo final para corrigir ou enviar a RAIS 2019, vai até o dia 30/09/2020, para o pagamento do abono que iniciará em 04/11/2020.

Pergunta: Empresa do Simples Nacional  que não enviou a RAIS até 17/04/2020, enviando agora, terá a multa pela não entrega no prazo hábil?

walbert azevedo

Walbert Azevedo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2020 | 11:43

Claudia Edwirges Borges da Silva

Acredito que não caberia a multa por atraso, pois os Ofício Circular SEI n.º 2214/2020/ME e o Ofício Circular SEI n.º 3339/2020/ME, tratam exatamente sobre o pagamento do PIS a partir de 04/11 para informações prestadas após 17/04 e até 30/09, sejam pelo ESOCIAL ou GDRAIS, visto que foi identificado que houve falha no processamento da RAIS.

Os trabalhadores, com direito ao abono salarial e que não foram contemplados no primeiro processamento em função dessas situações, terão os benefícios disponibilizados junto à RAIS extemporânea. Esse documento irá incluir, também, as informações recebidas após 17 de abril e entregues até 30 de setembro de 2020, seja por meio do eSocial ou do GDRAIS. O CFC destaca que o pagamento da RAIS extemporânea ocorrerá a partir de 04 de novembro deste ano.

PÂMELA DE SOUZA

Pâmela de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2020 | 13:39

Boa tarde, a todos!!
Alguém poderia me ajudar?
Tenho uma empresa do grupo 2 que foi necessários fazer algumas correções, elas já foram feitas em enviadas porém ao consultar o recibo da declaração não consta as correções que foram feitas, alguém sabe como devo proceder? Pois o dados corrigidos já constam no portal do esocial porém a declaração não consta.

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Sábado | 24 outubro 2020 | 18:33

Pessoal ao fazer a consulta, está informando que foi entregue. Anteriormente estava aparecendo que tinha sido excluído e agora entregue, mas, na CEF ainda não consta nenhum valor (benefício).

Alguém na mesma situação?

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.
DAIA GOMES

Daia Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 27 outubro 2020 | 16:26

Boa tarde pessoal Estou com o seguinte problema: empresa matriz e a filial são grupo 2 do e-social, portanto a RAIS foi entregue pelo e-social. No começo deu erro, alguns funcionários não receberam o PIS enquanto outros receberam normalmente. Pensei que o problema seria corrigido até dia 22/10 que era o prazo informado, mas agora quando tento consultar aparece "DECLARAÇÃO NÃO ENCONTRADA COM OS DADOS INFORMADOS". Ainda tem funcionário sem receber e não sei mais o que fazer. Alguém na mesma situação? Sabe onde posso ligar, ou com quem falar? á liguei no SERPRO e me passaram um e-mail, mas não tive respostas ainda...

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 08:47

Bom Dia Daia Gomes!

Procede a informação do colega Marcelo.

Foi dado o prazo até 30/09/2020 para entregar ou corrigir a Rais para quem estava com alguma inconsistência.

O mês de Outubro será de reprocessamento e a data prevista para começar o pagamento é dia 04/11/2020.

As minhas também estão com a mesma mensagem das suas. 

Fique tranquila.

Abraços fraternos.

PAULA

Paula

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 16:03

Boa tarde a todos!

Realizei a baixa de uma empresa na data 27/10/2020 a empresa nunca teve funcionários, sempre enviei a rais negativa.
Gostaria de saber se a declaração de baixa da Rais precisa ser feita agora ainda este ano ou só posso entregar em 2021 mesmo? Não gostaria de ficar me preocupando com Rais ano que vem, se alguem puder me ajudar eu agradeço, vi alguns tópicos mais não entendi muito bem....

Desde já, muito obrigada

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Domingo | 1 novembro 2020 | 16:33

Paula, acredito que você não conseguiria enviar por não estar no ano-base.

Pessoal, fiz a consulta no portal do arquivo da empresa e foi processado correto (todos os vínculos e valores). Só não sei como está na CEF.

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.
Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 15:25

Pessoal, boa tarde!

Sou nova na área de DP e atualmente estou lidando com as questões de PIS/RAIS sozinha...
Se possível, poderiam me ajudar com algumas duvidas?

Os colaboradores desligados no começo deste ano-2020 começaram a entrar em contato entre o mês de outubro ao comecinho deste mês para informar que não conseguiram sacar o PIS pois a caixa informou a eles que as informações passadas estão incorretas. Porem ao entrar em contato com o nosso DP matriz, fui informada que a RAIS foi enviada corretamente pela empresa, e realmente ao consultar o PIS dos colaboradores no site constam as informações.

Porem a caixa informa uma coisa a eles jogando a responsabilidade na empresa e a empresa joga a responsabilidade na caixa, e acaba que o colaborador não consegue sacar o PIS.

Pedi para aguardarem até quarta-feira 04/11/2020 que era a data prevista para eles disponibilizarem o valor, mas hoje mesmo já recebi ligações dizendo que foi até a caixa e a situação permanece a mesma, eles continuam informando que as informações passadas pela empresa estão com divergência e precisa ser corrigido.

Como proceder nessa situação? Tentei pedir o relatório da RAIS para o DP matriz mas fui informada que esta documento não é mais disponibilizado.

Desde já eu agradeço pela ajuda.

Marcelo Candido

Marcelo Candido

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 15:56

Carolina,

Todas as remessas enviadas pelo Esocial deram problema (nao é culpa da empresa). Esta novela vem desde Junho/Julho.
Quando algum funcionario me liga, eu informo que o pagamento so deve ser liberado em meados de Dezembro. Se o governo liberar antes, otimo. Mas creio que nao.

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 15:57

Boa Tarde Carolina!!!!

Veja abaixo uma publicação da Jeni Carla da SCI Sistemas.

Inicialmente, o lote dos extemporâneos estava previsto para pagamento dia 04/11/2020, mas isso foi alterado para iniciar em meados de dezembro/2020.Resumindo: os pagamentos para os empregados que têm direito ao abono salarial, mas ainda não receberam, terão início em meados de dezembro.

Confira o calendário:* Nascidos entre julho e dezembro, receberão o Benefício em meados de dezembro/2020.
* Nascidos em janeiro e fevereiro, receberão de 19/01/2021 a 30/06/2021.
* Nascidos em março e abril, receberão de 11/02/2021 a 30/06/2021.
* Nascidos em maio e junho, receberão de 17/03/2021 a 30/06/2021.Quem está no lote de extemporâneo:* Diferenças por falha de processamento das informações no eSocial;
* Demitidos em 2020 que tiveram o processamento pelo eSocial;
* Empregadores que informaram ou retificaram a RAIS (GDRAIS ou eSocial) fora do prazo, de 18/04/2020 a 30/09/2020.A consulta das declarações enviadas já está restabelecida: http://rais.gov.br/sitio/obter_declaracao.jsf

Página 7 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.