x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.773

Rpa e a dispensa na gravidez

Michelle Pereira Goulart Braga

Michelle Pereira Goulart Braga

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Operacional
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 00:32

Trabalhei para empresa registrada do período de maio até agosto 2019, pedi demissão devida a alta sobrecarga de trabalho ( exercia diversas funções ao mesmo tempo ( governança, responsável de manutenção, departamento pessoal, administrativo, recepção e atendimento ao cliente ) e ao assédio moral constantemente sofrido nesse período. Em dezembro a mesma gerente me procurou com uma proposta de trabalho referente a inauguração do Club, mas inicialmente como ela estava sem governanta ela pediu para eu iniciar nessa função por um mês até o Club inaugurar ( com a conversa voltando para eu te ajudo e você me ajuda)...Aceitei a proposta salarial de 1 salário mínimo mais 40% de cargo de confiança com registro em carteira clt.   Iniciei dia 20 de dezembro. No dia 4 de janeiro a gerente sentou para conversar comigo "presencial" nessa situação na conversa ela falou com um ar de estar me ajudando falando que iria sujar a minha carteira de trabalho caso eu fosse registrada apenas por 1 mês em uma empresa sendo que no próximo mês seria registrada em outra... acabei sendo induzida a trabalhar como rpa pelo período de  1 mês ( pois já estava me dedicando a empresa 100% fazendo cargas horárias que extrapolação 12h de trabalho, houve alguns imprevistos na inauguração do Club e foi adiado para o dia 20 de fevereiro. Novamente em cima da hora fui informada que havia 2 saídas ou continuar no hotel por mais 1 mês e quando o clube inaugurasse iria em clt para 45 dias de experiência ou rua.Aceitei, pois já havia passado a alta temporada de trabalhos na região e sabendo como é escasso o trabalho nessa época. Aconteceu que quando chegou dia 20 de fevereiro ela me dispensou, alegando que o serviço seria terceirizado e que não havia mais a vaga pré disposta a mim! Na hora fiquei extremamente abalada! E não consegui argumentar sobre o assunto.Durante o último mês de Trabalho passei mal algumas vezes mas achei que era pela condição do trabalho ( mais de 12h por dia sem horário para almoço e andar muito a pé  embaixo do sol) mas na segunda feira dia 09/03 fui ao hospital e descobri que estou grávida de praticamente 6 semanas pela minhas contas, não tinha idéia da possibilidade pois outro filho estava fora do planejamento da minha família. ( tomo remédio religiosamente desde o nascimento do meu primeiro filho há 10 anos.Gostaria de saber como devo proceder?




Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 17:40

Michelle Pereira Goulart Braga

Comunique a empresa formalmente de sua gravidez. Vc pode levar o exame positivo e ultrassom e pedir que ela carimbe e coloque a data do recebimento do documento.

Eles precisarão fazer seu registro retroativo CLT e mante-la no emprego, pois tem estabilidade.

Caso não queiram te reintegrar por bem, vc pode procurar um advogado e entrar com processo que com certeza ganhará, porém, vc precisa demonstrar o interesse em retornar ao trabalho, pois a justiça garante estabilidade do emprego.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.