x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.993

Movimentacao em GFIP

Felippe Murata Galeb

Felippe Murata Galeb

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 15 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 09:45

Pessoal,

Gostaria da ajuda de vocês para o seguinte tópico:

Na GFIP de 10/2008 os funcionários foram informados ERRONEAMENTE com a movimentação N2 (transferencia entre afiliadas). Hoje estamos tentando migrar suas contas de FGTS sem sucesso, pois eles estão com esta movimentação na conta (na verdade a conta antiga deveria ter a movimentação N2 e não a nova).

Pergunta: Como devemos proceder para cancelar a movimentação feita em 10/2008?
Não tenho certeza se apenas enviando outra GFIP modalidade 9 e sem nenhuma movimentação com data de 10/2008 vai cancelar a movimentação.

Obrigado!!

Joel Sabino Bonfim

Joel Sabino Bonfim

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 21:14

Vejamos Manual sefip 8.4

Para o FGTS, a retificação dos campos, exceto Ocorrência e Categoria, deve ser solicitada por intermédio da opção de alteração cadastral via SEFIP. Caso seja utilizada a importação de folha, indicar a alteração cadastral no registro 13 do arquivo de folha de pagamento. Tais solicitações podem ser efetuadas a qualquer tempo, porém, é recomendado que ocorra na primeira nova GFIP/SEFIP que corrigirá o dado, para a Previdência Social, conforme orientação contida nos parágrafos seguintes. O campo Data/código de movimentação é retificado com a inclusão da informação correta na nova GFIP/SEFIP da competência onde ocorreu a movimentação e deverá ser solicitada por intermédio da opção de movimentação via SEFIP. Caso seja utilizada a importação de folha, indicar a movimentação no registro 32 do arquivo de folha de pagamento. Para retificação da Categoria, observar as orientações da Circular Caixa que trata da matéria.

Para a Previdência Social, é necessária a entrega de uma nova GFIP/SEFIP para cada competência em que constar a informação incorreta. Esta nova GFIP/SEFIP deve apresentar a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta contendo a informação devida. Os trabalhadores com dados retificados ou confirmados devem ser informados com a Modalidade 9.
Relativamente ao campo Categoria, caso a retificação seja de uma categoria não beneficiária do FGTS (categorias 11 a 26) para uma categoria beneficiária do FGTS (categorias 01 a 07), deve ser utilizada a Modalidade branco ou 1, sendo que para a Modalidade branco há valor a recolher ao FGTS. Para a situação inversa bem como para a retificação da categoria 01 para 04 (até competência 01/2003) ou 01 para 07, será devida a devolução do FGTS recolhido a maior, observadas as orientações da Circular Caixa que estabelece procedimentos pertinentes ao FGTS.
Para as situações de conversão de auxílio-doença em auxílio acidente de trabalho, observar a orientação prevista no item 8 no capítulo IV


Sucesso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade