Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.889

Retificação dos Dados do Trabalhador

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 14:59

Prezados amigos, boa tarde. Aqui no serviço pretendemos preparar guia de GRRF de uma empresa, envolvendo duas funcionárias. Uma delas oficializou seu casamento e com isso o nome dela na base de dados do Fundo de Garantia permanece registrado com o nome de solteira. De posse do certificado digital da empresa, acessamos o Conectividade Social ICP e partimos para o serviço, utilizando a ferramenta "Retificar Dados do Trabalhador (RDT). Selecionamos a base da conta da funcionária que é daqui do município do Rio de Janeiro e por fim digitamos o número do Pis dela. De imediato nos foi oferecido o campo que desejamos retificar, este pelo qual foi o nome completo da funcionária em questão. Como forma de seguir religiosamente as instruções do procedimento, direcionamos o mouse no campo "Para nome com mais de 40 caracteres, clique aqui." Ao firmar o mouse neste campo, veio informando que não se deve preencher o nome correto com as preposições "de, da, do, das, dos" e assim fizemos o preenchimento. O nome desta funcionária possui duas dessas preposições. Ao preenchermos o nome da moça sem as preposições, nós confirmamos e ocorreu o impedimento, portanto veio a seguinte mensagem: "Conta batida com o SIISO - Pis Ativo, alteração do primeiro e/ou último nome não permitida." Ligamos para o número de suporte da Caixa Econômica Federal e vem a gravação falando que todos os nossos atendentes estão ocupados, por favor tente mais tarde. Num caso como esses, no que vocês podem nos orientar? O ideal seria ir numa agência da Caixa mais próxima para melhores esclarecimentos ou podemos recorrer a outros métodos? De antemão agradecemos a orientação de vocês.

Bianca Mafra

Bianca Mafra

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 16:19

Boa Tarde Jorge!

As vezes a funcionária tem o nome de casada somente no RG e não fez as alterações nos outros documentos, como na ctps e também no CPF. Tive um caso parecido com o seu, orientei a funcionária a procurar a caixa e fazer o abatimento do pis e demais documentos para constar o sobrenome do marido, e assim ela fez e o problema foi resolvido...

Espero ter ajudado
Abraços.

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Jorge Luiz de Mello Corrêa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 18 maio 2020 | 09:17

Prezada Bianca Mafra, bom dia. Desde já registro aqui os meus agradecimentos pela sua resposta à orientação que solicitei neste nosso portal. Pelo que pude perceber, a sua orientação foi viável, pois nestes termos não existem outros recursos para tamanha providência. Estamos entendidos então. Desejo uma boa semana a você e aos demais por aqui. Deus nos abençoe infinitamente.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.