x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 743

Envio de SEFIP com apenas um funcionário

João

João

Iniciante DIVISÃO 3, Account Manager
há 3 anos Terça-Feira | 2 junho 2020 | 13:38

Boa tarde, amigos. Estou com um problema que não sei muito bem o que fazer para resolver.

sou novo na área de DP e andei tendo que fazer algumas rescisões nesse período de pandemia e, no meio disso, tive que recalculas algumas guias de FGTS individuais. Minha dúvida é a seguinte: meu sistema contábil permite que eu gere o arquivo SEFIP (.RE) de apenas um funcionário na competência (em vez de puxar todo mundo, puxa apenas o funcionário escolhido). Pensando ser a forma mais eficaz de se fazer a guia individual para as competências, andei puxando apenas o arquivo SEFIP do funcionário que pediam para recalcular as guias e enviava o arquivo constando APENAS esse funcionário. Recentemente andei lendo (inclusive por aqui) que essa é a forma incorreta de se fazer, visto que esse arquivo também envia informações para o INSS e, enviando um arquivo com apenas um funcionário, posso ter problemas com a Receita por estar enviando valores a menos (afinal, a empresa em questão tem mais de 10 funcionários e a guia é bem maior que isso). O que eu devo fazer para ajustar esse problema? Terei realmente problemas com a Receita por isso? Vou dar uma resumidinha em tópicos porque acho que acabei me embolando:

- funcionário foi demitido em 31/05/2020 e foi pedido para recalcular guias em atraso das competências de Mar/2020 e Abr/2020 (competências já tinham sido enviadas como confissão de débito - devido ao COVID-19)
- gerei um arquivo SEFIP.RE com apenas esse funcionário demitido para pegar a guia individual do FGTS apenas dele (o sistema contábil permite gerar o arquivo apenas com esse funcionário demitido)
- enviei esse novo arquivo para o Conectividade com apenas um funcionário