x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 433

CHAVE DOMESTICA E-SOCIAL

Fernando Miranda

Fernando Miranda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 15:12

Boa Tarde alguem poderia me orientar ?

Tive um caso aqui no escritório que foi feita uma rescisão de uma funcionária doméstica , foi entregue o termo de rescisão do e social e  carteira de trabalho
porem a mesma foi fazer o saque do FGTS na caixa , a agência informou que ela precisaria que o escritório fizesse a liberação (chave ) mesmo informando que era doméstica que não era necessário este documento.
Deduzi que poderia ser a respeito do período anterior ao e social pois a mesma foi registra em 2011 e passou a recolher o fgts em 2013 mais ao tentar fazer a GRRF desse período esta dando erro no aplicativo pois não aparece mais na categoria o número 6 que seria de funcionário domestico .

Alguem passou por isso recentemente .. ?

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 junho 2020 | 09:02

Bom dia Fernando,

Segue orientação que consta no portal eSocial:

07.05 - (16/01/2018) Na hipótese de recolhimento do FGTS anterior a OUT/2015, para quais motivos de desligamento é devido o recolhimento da multa rescisória por meio da GRRF (CAIXA)?É devido recolhimento da multa rescisória do FGTS para os seguintes motivos de desligamento:

02 – Rescisão sem justa causa por iniciativa do empregador;
03 – Rescisão antecipada do contrato a termo por iniciativa do empregador;
05 – Rescisão por culpa recíproca (parte do valor);
17 – Rescisão indireta do contrato de trabalho;
27 – Rescisão por motivo de força maior (parte do valor).
* na hipótese dos códigos 05 e 27, eles devem ser reconhecidos por sentença da Justiça do Trabalho, transitada em julgado.

A GRRF é gerada pela página inicial do eSocial (www.esocial.gov.br) e clicando em "Guia FGTS" (lado esquerdo da tela), ou pelo link direto http://www.grfempregadodomestico.caixa.gov.br.

Orientações detalhadas sobre a geração da GRRF são obtidas no tutorial “GRRF Internet” disponibilizado no endereço www.caixa.gov.br, Downloads, FGTS - Empregador.

fonte: https://portal.esocial.gov.br/empregador-domestico/perguntas-frequentes

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.