x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 136

Demissão com justa causa

Fabio Pedro Andrade Pires

Fabio Pedro Andrade Pires

Iniciante DIVISÃO 1 , Garçom
há 6 anos Sábado | 13 junho 2020 | 01:54

Olá, desde já agradeço sua disposição em me ajudar com esta dúvida. 
Minha situação é a seguinte, fui funcionário de um restaurante durante 10 meses como garçom, sempre fui bom funcionário, recebia diversos elogios de meus clientes e supervisores, porém não gostava deste trabalho. 
Decidi que não queria mais trabalhar com isso, comuniquei o meu gerente que iria sair, porém não retornei para pedir demissão formalmente. Depois de alguns dias arrumei outro emprego como prestador de serviços, sem carteira assinada e nem me preocupei em voltar ao restaurante para dar baixa em minha carteira, afinal de contas não estava precisando dela. (ERRO TERRÍVEL), poucos dias depois veio o coronavírus e perdi o meu emprego de prestador de serviços. Voltei até o restaurante para dar baixa em minha carteira e descobri que estava demitido com justa causa por abandono de emprego. Com certeza eu já esperava isso!
O que me preocupa agora é o seguinte, existe algum sistema em que conste o motivo de minha demissão caso alguma outra empresa que eu for ingressar queira consultar? Ouvi dizer que no E- Social constam todas as minhas informações trabalhistas e que se uma empresa entrar lá e me pesquisar consegue visualizar que eu fui demitido com justa causa, isso é verdade? Confesso que estou muito preocupado com isso. 

Lincoln Sebastião Feliciano dos Santos

Lincoln Sebastião Feliciano dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 15:22

A CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas é bem rígida no que diz respeito ao sigilo de informações dos trabalhadores, na carteira de trabalho por exemplo, jamais pode anotar o motivo do desligamento de um funcionário. Acredito que no E-social tenha o mesmo princípio, que essas informações de desligamento da empresa anterior não fiquem disponível para as demais empresas consultarem.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies