x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 208

PAGAMENTO DO PIS INDEVIDO OU MENOR

Jarryer

Jarryer

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 15:15

Boa tarde,

Prezados venho por meio deste buscar esclarecimentos e também compartilhar desta situação que se ocorre. Sou gestor de Dep. Pessoa desde de 2016 na empresa onde trabalho, e desde de 2018 mais precisamente 09/2018 passamos a nos obrigar das novas regras de comunicação perante o o governo em Jan/2019 demos inicio ao envio das informações de folha e demais obrigações ao eSocial, e como primeira consequência veio a desobrigação do envio da RAIS, CAGED, GPS, LRE etc...isso tudo por fazer parte do Grupo 2 das novas regras do eSocial. "Ai onde entramos na parte referente ao titulo do post." Nossos colaboradores todos de 2 anos; 5 anos; 15 anos de empresa CTPS assinado e tudo mais, que recebem salários que não ultrapassam os 2 salários mínimos estão recebendo 1 mês de PIS, outros 4 meses, 8 meses e estão muito zangados por tal situação e exigindo claro que a empresa declarasse a RAIS sendo que os mesmos não entendem que não podemos. Queria saber se estão passando pelo mesmo problema relacionado ao PIS de seus colaboradores e se temos respostas ou alguma forma de solucionar esse problema, que ao meu ver é plena e total do Governo que deve ter bagunçado todos as informações entre o Dataprev, Ministério da Economia, (Finado) Ministério do Trabalho etc....

P.S. Acabei de consultar aqui e tem 88 reais de PIS liberado em minha conta poupança da CEF, sendo meu povo que já está com uns 10 anos que não recebo PIS, daí tiramos que tem algo muito errado.

Agradeço aos que desde já responderem e desculpe a forma matura de abordar a questão. 

Boa tarde a todos.

Letícia Rodrigues Soares

Letícia Rodrigues Soares

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 16:14

Boa tarde Jarryer,

Estou com o mesmo problema aqui na empresa, já fui na caixa, procurei o MTE da cidade mas ninguem consegue resolver, enquanto isso os colaboradores estão reclamando e solicitando a copia da RAIS para apresentarem na caixa, mas como não enviamos pela GDRAIS não possuímos este documento. Em outro grupo de RH e DP em que participo, orientou os profissionais de DP a fornecerem copia do recibo de envio dos evento S2200, S1299 e S1200, para que os colaboradores entregarem na Caixa, mas não sei se isto vai resolver, até porque os funcionários da Caixa (pelo menos o que atendeu) não sabia nem como funcionava o esocial.
Por favor se alguém estiver nesta situação ou souber como resolver compartilha aqui!
Abraço,

Jarryer

Jarryer

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Domingo | 5 julho 2020 | 19:22

Boa noite Leticia,

Pois é, também via essa recomendação de passar recibos, mais com base no seu sistema, onde você consegue puxar eles? o meu sistema de pessoal é o da empresa Fortes Tecnologia e consigo puxar relatórios pra tudo, mais não achei nenhum pra isso, mais voltando a questão, estamos de mãos atadas pelo sistema do governo, no caso o eSocial deveria disponibilizar esse extrato ou relatório no próprio site, até consegui visualizar os dados mais de forma mensal e num formato muito estranho. Mais enfim, estou na busca de uma solução que é isso que realmente nos interessa não é Leticia, precisamos prestar assistência aos nossos colaboradores, pois aqui poucos entendem que existe um problema por lá e acabam por nos crucificar, culpando a turma da RH/DP a verdade é que não temos informações e nem suporte para a chegar a solução ainda. 

Desde já agradeço seu comentário Leticia e espero encontrar logo uma solução. E claro achando, venho aqui deixar os acontecidos e vice versa, também estou esperando um filho de Deus aparecer aqui com uma solução caso daqui não apareça nada. 

Boa noite a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.