x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 95

Marlon Brando

Marlon Brando

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 03:32

Olá, estive durante 15 dias de atestado, fiquei sabendo que a empresa pode descontar esses dias nas minhas férias. Isso é verdade? Ou a empresa só pode descontar sem justificativas?
Grato desde já!

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 07:22

Marlon,


Segue abaixo o embasamento;

Empresa pode descontar em férias as emendas de feriados?

Esclarecemos primeiramente que todo empregado tem direito, anualmente, ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração, o qual, observadas outras condições, é concedido por ato do empregador, que fixa a época que melhor atenda aos seus interesses, não podendo, contudo, ultrapassar o limite dos 12 meses subsequentes à aquisição do direito pelo empregado, sob pena de pagamento em dobro da respectiva remuneração e sujeição à multa administrativa. Conforme determina o art. 130 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , após cada período de (doze) meses de vigência do contrato de trabalho o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

- até 5 faltas injustificadas no curso do período aquisitivo - 30 dias corridos - de 6 a 14 faltas injustificadas no curso do período aquisitivo - 24 dias corridos - de 15 a 23 faltas injustificadas no curso do período aquisitivo - 18 dias corridos - de 24 a 32 faltas injustificadas no curso do período aquisitivo – 12 dias corridos.

Conclui-se que mais de 32 faltas injustificadas no curso do período aquisitivo implicam, para o empregado, a perda do direito às férias correspondentes.

São consideradas justificadas as faltas ou ausências do empregado ao trabalho, que não tenham acarretado a perda da remuneração do período de ausência.

A contrário sensu, são consideradas faltas injustificadas, aquela que acarreta perda da remuneração.

Assim, os “dias pontes” (emendas de feriados) NÃO podem ser considerado para redução dos dias de férias, pois não são enquadrados como faltas injustificadas, haja vista que não houve a desconto desses dias, bem como a empresa concede por liberalidade.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.