x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 87

Contribuição previdência x aposentadoria

ANA PAULA SIQUEIRA

Ana Paula Siqueira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2020 | 18:40

Prezados boa tarde!

Meu irmão é empregado CLT com salário de R$ 3 mil, ele quer se aposentar pelo teto do INSS, podemos gerar uma GPS como autônomo cód 1007 e pagar sobre a diferença do teto R$ 3.101? essa contribuição será somada ao que ele já paga pela CLT para fins de aposentadoria.

Já tentei contato no 135 mas ninguém consegue me confirmar essa informação...

Fico com receio de dar essa orientação e ele pagar esse valor a mais a toa, pois existem várias interpretações sobre essa questão.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 07:31

Ana, bom dia.
Não, a não ser que ele preste serviço como autônomo, MAS depois terá que provar junto ao INSS através de documentação, como por exemplo, INSCRIÇÃO MUNICIPAL, NOTA FISCAL/RPA, lembrando que para prestar serviço a pessoa juridica, muitas empresas solicita o CNPJ.
Além disso a aposentadoria o calculo e uma média de Julho/94 até a data do requerimento, se ele está preste a aposentar, então não compensará.
O bom e correto e procurar um advogado(a) previdenciário(a) para que esse possa calcular, afinal a legislação mudou em novembro de 2019, e houve grandes alterações, ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.