x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 321

Aprendiz - FGTS recolhido maior que o valor devido

Bia

Bia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 14:33

Boa tarde, recolhemos por 06 meses o FGTS de uma Aprendiz com percentual errado 8% ao invés de 2%.

Alguém pode me informar qual é o procedimento correto em relação à recuperação desses valores e da SEFIP, por favor?

Cristiele Reis

Cristiele Reis

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 15:46

Boa tarde!

Se o seu sistema puxou eles com alíquota 8 primeiramente é bom verificar se estão cadastrados na categoria Aprendiz e não Celetista normal, o meu sistema importa pra SEFIP já nos 2% e gera duas guias separadas, uma pra 8% e uma pra 2%.

Para reembolso das diferenças no FGTS tem a ficha do RDF - RETIFICAÇÃO COM DEVOLUÇÃO DE FGTS, só preencher e levar numa agencia e de preferencia anexar junto o RE, as guias pagas e o comprovante de pagamento. Demora uns 60 dias +- pra darem retorno e vem no email informado se foi aprovado ou não a devolução.

Bia

Bia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2020 | 10:00

Obrigada, Cristiele!No meu sistema o cadastro estava errado já corrigi isso e enviei as folhas para o e-Social.

Agora não sei o que faço com a SEFIP e com o CAGED...eu mandei CAGED até o mês 05 mesmo estando desobrigada, será que preciso mandar CAGED de acerto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.