x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 119

Izabele Medeiros

Izabele Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 1 setembro 2020 | 15:30

Boa tarde a todos!

Em relação a carteira de trabalho, eu tenho um funcionário que já encheu sua carteira (física), como funciona para ele passar a ter a carteira de trabalho digital? É necessário solicitar um cadastro ou realizar alguma ativação?

Quem puder me ajudar ficarei muito grata!

Atenciosamente.,

Izabele Medeiros
Assistente de Departamento Pessoal Pleno
kaique camargo

Kaique Camargo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 1 setembro 2020 | 15:39

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/
E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.
A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.
O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:
– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

ALINE ANGELICA DE CARVALHO

Aline Angelica de Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 1 setembro 2020 | 15:56

Boa tarde Izabele!
Atualmente, quando enviamos o registro de um funcionário ao e-social, seja pelo próprio programa ou pelo seu sistema de uso, automaticamente as informações ficam salvas no banco de dados do governo, ou seja, no ambiente digital, já houve o vinculo e assim funciona para todas as movimentações trabalhistas.
Para qualquer cidadão obter a CTPS Digital, basta baixar o app CTPS Digital no próprio celular, (acredito que apenas é necessário o cadastro no gov.com) e lá constará todas as informações trabalhistas da pessoa, inclusive as anteriores, além de outras opções como por exemplo, dar entrada em seguro desemprego. Porém nada impede de que ele mantenha as informações em CTPS de papel, inclusive, é o recomendável, quando a pessoa não tem acesso aos meios digitais. 
Recomendo que você faça o teste, baixando a sua CTPS para ver como funciona.
Eu particularmente achei muito bacana! Espero ter ajudado! ;)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.