x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 172

homologação Rescisão junto a Sindicato

RODRIGO CUNHA DA SILA

Rodrigo Cunha da Sila

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 16:48

Boa tarde pessoal.

De acordo com a reforma trabalhista em 2017, foi revogado o §1º do Art. 477 da CLT, que trata da assistência do sindicato para homologação da rescisao para os trabalhadores que tem mais de 01(um) ano de registro na empresa, que em regra não e mais obrigatório.

O Sindicato do Empregados em sua Convenção Coletiva de Trabalho, estabelece que a homologação seja obrigatória aos funcionários com mais de um ano de registro na empresa, mais não estabelece nenhuma punibilidade para empresa que a descumprir.

Diante exposto, pergunto:

1 - A empresa e obrigada a homologar as rescisões junto ao sindicato, tendo em vista que há previsão em clausula de convenção coletiva, sobrepondo a regra da CLT ?

2 - Em caso de descumprimento, tendo em vista a CCT não mencionar indenização ou multa, a empresa será penalizada de qual forma ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.