x
2020-11-15T17:01:51-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 198

há 1 semana Domingo | 15 novembro 2020 | 17:01

Olá, trabalho em um escritório de contabilidade à 2 meses, fui registrada como auxiliar de escritório, mas atuo no DP. Estou tendo problemas, pois não me foi passado no ato da contratação que eu teria que ir em homologações em sindicato e quando for preciso ir na Caixa resolver coisas para clientes, eu não quero ir, não me vejo fazendo esse tipo de serviço mais interativo e comunicativo, gosto da parte operacional(cálculos,folha,impostos,admissão). Minha dúvida é : Auxiliar de escritório tem essa obrigação de ir em homologação, ir na Caixa Econômica resolver pepinos de empresas? O pior, é que ainda estou aprendendo, estou na experiência, não sei quase nada ainda e já me tratam como se eu tivesse anos de experiência, estou pensando em sair assim que acabar meus 90 dias.

há 1 semana Segunda-Feira | 16 novembro 2020 | 11:12

Bom dia Samara,
Descrição de Auxiliar de Escritório conforme o Ministério do Trabalho:

CBO 4110-05 - Descrição Sumária: Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

A homologação e serviços na CEF são extensões dos serviços administrativos, principalmente voltados à área de recursos humanos/DP, sendo assim, está dentro do escopo da sua função.

há 1 semana Segunda-Feira | 16 novembro 2020 | 15:55

Auxiliar de escritório tem essa obrigação de ir em homologação, ir na Caixa Econômica resolver pepinos de empresas?
Olha, auxiliar de escritório é a famosa função "faz tudo", pois ele ajuda (e muito) a executar as funções administrativas da empresa de modo geral, desde o atendimento ao cliente até o comparecimento aos órgãos públicos e etc. Não difere muito do auxiliar de DP, que geralmente vai ao Ministério do Trabalho, CEF, sindicatos e outros relacionados ao setor. Na minha opinião, não há problema algum, desde que seja pré-avisado na descrição da vaga de emprego, ou na entrevista. Acredito que seja assim nos pequenos e médios escritórios contábeis.

esse tipo de serviço mais interativo e comunicativo
É justamente assim que o DP funciona... Hoje vejo que a comunicação e interação, tanto com o cliente, quanto com os órgãos relacionados ao setor, são essenciais para o bom andamento do escritório e da capacitação para o profissional. Agrega muita coisa útil.

me tratam como se eu tivesse anos de experiência
Também não é assim que funciona. O seu gestor deve ser compreensível e entender que você está começando agora e que tem muito para apreender. Ninguém aprende o DP ou outras rotinas de um dia para o outro. É um processo que leva tempo para aprendizado, assim como em qualquer outra função.

há 1 semana Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 13:42

Bom dia
Tenho a seguinte situação: 
Fiz o pedido de demissão dia 15/10 para iniciar em outro escritório e até agora o antigo escritório não entrou em contato para resolver as questões da rescisão. 
Qual o prazo para que seja resolvido todo esse desligamento? 
Fiz o comunicado dia 30/09. Cumpri aviso até 15/10. Pagamento foi feito 23/10 sem nenhum tipo de comunicado e até agora não assinei a rescisão..
Outro questionamento é: Se o valor depositado estiver errado, existe algum ônus para a empresa? 

Algum colega consegue me ajudar? 

Obrigado

Att 

há 1 semana Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 14:15

Qual o prazo para que seja resolvido todo esse desligamento?
Dez dias para entrega da documentação ao empregado, de acordo com a CLT. Inclusive, essa empresa já perdeu o prazo...

Se o valor depositado estiver errado, existe algum ônus para a empresa? 
Existe, a empresa deve pagar o que for de seu direito. Procure o sindicato da sua empresa ou a justiça do trabalho e apresente a situação.

há 2 dias Terça-Feira | 24 novembro 2020 | 17:15

Samara,
Como a colega disse acima, as atividades exigidas estão dentro do escopo da sua função.
Portanto, caso você negue-se a executar o trabalho exigido, pode receber uma advertencia por insubordinação.

Meu conselho é que converse com seu gestor e explique que nao tem interesse em trabalhar na area, e peça se pode ser remanejada.
Caso nao seja possivel, dissolver o contrato é a melhor opção, para evitar desgates para ambos os lados, empregador e empregado.

Viviane Assmé
DepartamentoPessoal
Primavera do leste - MT
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.