x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 273

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2020 | 11:12

Bom dia Samara,
Descrição de Auxiliar de Escritório conforme o Ministério do Trabalho:

CBO 4110-05 - Descrição Sumária: Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

A homologação e serviços na CEF são extensões dos serviços administrativos, principalmente voltados à área de recursos humanos/DP, sendo assim, está dentro do escopo da sua função.

Daniel Rosa

Daniel Rosa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 3 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2020 | 15:55

Auxiliar de escritório tem essa obrigação de ir em homologação, ir na Caixa Econômica resolver pepinos de empresas?
Olha, auxiliar de escritório é a famosa função "faz tudo", pois ele ajuda (e muito) a executar as funções administrativas da empresa de modo geral, desde o atendimento ao cliente até o comparecimento aos órgãos públicos e etc. Não difere muito do auxiliar de DP, que geralmente vai ao Ministério do Trabalho, CEF, sindicatos e outros relacionados ao setor. Na minha opinião, não há problema algum, desde que seja pré-avisado na descrição da vaga de emprego, ou na entrevista. Acredito que seja assim nos pequenos e médios escritórios contábeis.

esse tipo de serviço mais interativo e comunicativo
É justamente assim que o DP funciona... Hoje vejo que a comunicação e interação, tanto com o cliente, quanto com os órgãos relacionados ao setor, são essenciais para o bom andamento do escritório e da capacitação para o profissional. Agrega muita coisa útil.

me tratam como se eu tivesse anos de experiência
Também não é assim que funciona. O seu gestor deve ser compreensível e entender que você está começando agora e que tem muito para apreender. Ninguém aprende o DP ou outras rotinas de um dia para o outro. É um processo que leva tempo para aprendizado, assim como em qualquer outra função.

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 13:42

Bom dia
Tenho a seguinte situação: 
Fiz o pedido de demissão dia 15/10 para iniciar em outro escritório e até agora o antigo escritório não entrou em contato para resolver as questões da rescisão. 
Qual o prazo para que seja resolvido todo esse desligamento? 
Fiz o comunicado dia 30/09. Cumpri aviso até 15/10. Pagamento foi feito 23/10 sem nenhum tipo de comunicado e até agora não assinei a rescisão..
Outro questionamento é: Se o valor depositado estiver errado, existe algum ônus para a empresa? 

Algum colega consegue me ajudar? 

Obrigado

Att 

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Daniel Rosa

Daniel Rosa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 14:15

Qual o prazo para que seja resolvido todo esse desligamento?
Dez dias para entrega da documentação ao empregado, de acordo com a CLT. Inclusive, essa empresa já perdeu o prazo...

Se o valor depositado estiver errado, existe algum ônus para a empresa? 
Existe, a empresa deve pagar o que for de seu direito. Procure o sindicato da sua empresa ou a justiça do trabalho e apresente a situação.

Viviane

Viviane

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 24 novembro 2020 | 17:15

Samara,
Como a colega disse acima, as atividades exigidas estão dentro do escopo da sua função.
Portanto, caso você negue-se a executar o trabalho exigido, pode receber uma advertencia por insubordinação.

Meu conselho é que converse com seu gestor e explique que nao tem interesse em trabalhar na area, e peça se pode ser remanejada.
Caso nao seja possivel, dissolver o contrato é a melhor opção, para evitar desgates para ambos os lados, empregador e empregado.

Viviane Assmé
DepartamentoPessoal
Primavera do leste - MT

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.