x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 77

Fins rescisórios

Rodrigo Vitor Matias

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Vendas
há 7 semanas Sexta-Feira | 1 janeiro 2021 | 11:24

Bom dia estou com uma dúvida vida lá no aplicativo da caixa o valor assim

Base para fins rescisórios 6.200

Esse valor que vou saca quando sai da empresa?

É outra pergunta se opte para sangue aniversário tenho direito a esse valor?? 

Antenor Senger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 semanas Sexta-Feira | 1 janeiro 2021 | 13:18

Rodrigo,

Esse valor que vou saca quando sai da empresa?

Não, necessariamente, o valor para fins rescisórios é a base de cálculo da multa de 40%, ou seja, é soma de todos valores depositados na conta vinculada do trabalhador, não  excluido qualquer saques efetuados pelo trabalhador, como as parcelas do saque-aniversário, compra de imóvel e etc. Portanto, o valor que você tem para sacar é o valor para fins rescisórios, deduzidos os evntuais saques permitidos e  efetuados durante o período laboral. 

É outra pergunta se opte para sangue aniversário tenho direito a esse valor??

Se você fez a opção pelo saque-aniversário e foi desligado sem justa causa, tem Direito a multa de 40% do FGTS, cálculada sobre o saldo para fins rescisóris e o pode fazer o saque da mesma. Por ouro lado, não podera sacar o saldo dos valores depositados. Esse saldo que ficou na conta vinculada do trabalhador poderá ser sacado, em parcelas anuais, uma vez por ano, na data do aniversário.

Atenciosamente,

Antenor Senger

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.