x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 58

Total de Horas Trabalhadas + Domingo

THIAGO PEREIRA

Thiago Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 3 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2021 | 12:11


Entendo que qualquer resposta aqui não é uma recomendação jurídica.Estou apenas buscando uma opinião sobre o seguinte.Cenário exemplo"Contrato CLT SEGUNDA A SEXTA 8am as 5pm SÁBADO 8am as 12pm"2019 Trabalhador de segunda a sexta das 8am as 5pm e aos sábados das 8am as 12pm - Com folgas domingo e segunda2020 Chefe pediu para que trabalhasse 1 domingo por mês. Desta forma na semana que se trabalha no domingo, a sexta feira que antecede o domingo a ser trabalhado é a folga que “compensa” o domingo.Perguntas1 - meu chefe diz que o horário de almoço não faz parte da carga total de horas trabalhadas na semana (45 horas) e por isso trabalho 4 horas adicionais no sábado para atingir as 44 h semanais. Isso é verdade? No meu entendimento o horário de almoço faz parte sim.2 - no cenário de 2019 se eu faço as 45 semanais de segunda a sexta (contando 1 hora de almoco) e AINDa Trabalho 4 horas no sábado, isso não seria hora extra? Ou folgas além das folgas normais de domingo e segunda?3 - considerando o contrato de trabalho de segunda a sábado em 2020 comecei a trabalhar 1 domingo por mês. Na semana que trabalho no domingo, eu folgo a sexta feira que antecede o domingo e a segunda após o domingo. 
Minha pergunta é: se meu contrato não estipula domingo tenho obrigação de trabalhar esse dia? ou ele deveria contratar alguem para cobrir as necessidades do domingo?Outra pergunta, até onde eu sei domingo é 100% ou seja, se ganho 30 por dia, ganharia então 60. No caso de folgas de não pagar em dinheiro, isso significa que eu deveria ganhar dois dias tb? Ou seja além da sexta e segunda (folgas normais) outro dia por conta de ser domingo?Obrigado a todos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.