x
2021-01-14T14:38:15-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 226

Quem folga no domingo tem direito a uma folga na semana?

há 1 semana Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 14:38

Olá a todos!

Gostaria de tirar uma dúvida: no caso de um supermercado, onde duas pessoas que estão na mesma função, ganhando o mesmo salário e cumprindo a mesma jornada de trabalho conforme a lei, porém:

Pessoa 1 - folga aos domingos.

Pessoa 2 - folga às quartas-feiras.

- De acordo com a lei ou a CCT vigente (sendo a escala 2x1, por exemplo), a Pessoa 2  depois de 2 domingos trabalhados ela terá uma folga no próximo domingo, certo?
- Quando ela folgar o domingo ela também terá direito a folga da quarta-feira? Se sim, a Pessoa 1 não estaria em desvantagem, pois terá direito apenas as folgas de domingo e a Pessoa 2 terá direito a uma folga adicional a cada dois domingos trabalhados.?

há 1 semana Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 12:57

Tom Vieira, bom dia!
A pessoa 2 trabalha aos domingos, certo? Então neste caso, a quarta-feira desta pessoa é o "domingo", é como se trocasse os dias. Sugiro verificar a CCT e analisar esse ponto, geralmente sindicado de mercados tratam disso em suas convenções.

Roberth Melo
Especialista em Administração de Pessoas
há 1 semana Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 14:20

Boa tarde,

Caso você tire a folga, conforme exemplo, da quarta-feira em que ele já folgou no domingo, o colaborador trabalhará nove dias sem folga, até chegar a próxima quarta-feira, o que a Lei não permite. 
Já trabalhei em rede de supermercados, não é fácil fazer a tabela de horários e folgas, mas sempre mantive a folga fixa por ser mais fácil de alocar todos os colaboradores.

Abraços!!!

Daniel Lucchin

há 1 semana Domingo | 17 janeiro 2021 | 10:57

Bom dia!

A CCT fala sobre o sistema 2x1. A grande questão é como satisfazer todos esses requisitos, sem prejudicar quem já tem folga fixa no domingo:

- A cada dois domingos trabalhados, o seguinte em descanso (nesse exemplo 2x1), ou seja, mesmo que a folga seja fixa na quarta, é preciso folgar no terceiro domingo após os 2 anteriores trabalhados;
- Não trabalhar mais que 6 dias sem folga (neste exemplo, trabalharia 9 dias sem folga o que não é permitido pela CLT) ;

Ou seja, como a Pessoa 1 vai entender que ela já folga aos domingos, então não tem direito a nenhuma folga extra após 2 semanas trabalhadas, e a Pessoa 2 vai ter, além das folgas dela às quartas-feiras, mais uma folga no terceiro domingo após os 2 anteriores trabalhados (sendo essa a única forma que eu enxergo para atender as exigências da CLT e da CCT)?

há 6 dias Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 08:20

Caro Tom,

Dependendo do ramo de atividade, a folga no domingo já é um prêmio, entendo que o colaborador agraciado com esta folga, não estará preocupado com a folga a mais do outro.
Mas, é mais fácil, conforme o setor, que nenhum funcionário tenha a folga fixa no domingo, refazendo todo o quadro de horários, não beneficiando ninguém.

Atenciosamente,

Daniel Carlos Lucchin

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.