x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 947

rescisão aposentado

kelly cristina praci

Kelly Cristina Praci

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 18 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2007 | 14:24

Boa tarde pessoal...

Fiz esta semana uma rescisão de um funcionario que foi aposentado em 2004... e que sacou o fgts na época.
Minha pergunta é a seguinte: Devo pagar a multa rescisória sobre todos os valores de fgts mesmo os já sacados?

obrigada

Jose Carlos Bustos

Jose Carlos Bustos

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2007 | 19:49

Olá Kelly!


A legislação que rege o FGTS dispõe que o percentual da multa de 40% (quarenta por cento), na ocorrência de dispensa sem justa causa, incidirá sobre o total do FGTS do período trabalhado, não sendo considerados, para esse fim os saques efetuados na vigência do contrato de trabalho.

O saque do FGTS efetuado por empregado aposentado que continuou no emprego após a concessão do benefício não foi objeto de exclusão expressa pela legislação, para cálculo da indenização compensatória.

Assim, em face da legislação não dispor em contrário, se o empregado aposentado, que continuou no emprego, vier a ser demitido sem justa causa, o valor do FGTS sacado de sua conta vinculada, por motivo de aposentadoria, deverá ser computado, devidamente atualizado monetariamente, na base de cálculo da multa de 40% (quarenta por cento).

José Carlos

Jose Carlos Bustos

Jose Carlos Bustos

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 22 fevereiro 2007 | 19:42

Infelizmente, isso eu não saberia lhe responder. Certamente outro colega poderá responder, ou, você poderá tirar essa informação na própria Caixa, pelo fone 0800 574 0101.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade