x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 69

acessos 121.457

ERRO RAIS 2019 GENÉRICA EM 2021

Marco Antonio Schertel

Marco Antonio Schertel

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 17 março 2021 | 17:46

Boa tarde Pessoal estou tentando enviar uma Rais Genérica de 2019 de uma empresa que sempre foi do 3º grupo , mas apresenta o seguinte erro em anexo , alguém sabe como proceder ?

"2730: ERRO: ATENÇÃO. Esta empresa faz parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao e Social, portanto, teve a obrigação de declaração via RAI S substituída, conforme Portaria SEPRT N' 1.127/2019. Dessa forma, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS pela empresa se dá por meio do envio de informações ao eSocial. "

Fernanda Medeiros da Silva

Fernanda Medeiros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 15:15

No meu caso descobri que eu nao poderia ter mudado no meu sistema o faseamento =C
EM 2020 elas mudaram do grupo 2 para o grupo 3, e nao me atentei ao fato que nao pode mudar.
Eu teria que deixar no mesmo faseamento...
Agora estou aqui vendo com meu sistema para mudar novamente e mandar todos os eventos de 2020 que nao mandei...

carla  thies

Carla Thies

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 17:42

Boa tarde
Tenho o mesmo erro, porem a empresa, grupo 3, foi aberta em 09/2020 e a opção do SN somente saiu em 01/2021. Seria esse o problema?
Consultei ela no programa do e-social e lá consta como EPP optante do SN.
Como posso corrigir esse erro?

Obrigada

Carla J. Thies
Contadörr Serviços Contábeis SS Ltda.
Tatiane Menezes

Tatiane Menezes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 09:57

Bom dia,

Gente não estou conseguindo enviar uma RAIS Genérico 2019, quando puxa o arquivo diz que a empresa é do grupo 2, sendo que não é do grupo 3 e mesma situação com o ano base 2020.
alguém mais passando por isso ?

carla  thies

Carla Thies

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 10:28

Bom dia
Miriam, estou usando essa versão, baixada ontem a tarde...e o erro persiste.

Polyana, foi a primeira coisa que fiz, e lá no e-social está certinho com grupo 3, até pq ela é uma empresa recem aberta e foi Simples Nacional desde a abertura.

Meu sistema de folha aconselhou a ligar no 0800 7282326 e pedir orientação. Alguem já fez isso? Deu certo?

Carla J. Thies
Contadörr Serviços Contábeis SS Ltda.
CARLA APARECIDA DA SILVA

Carla Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 11:30

Bom dia.
estou com o mesmo problema, abri a empresa em 11/2020, e a opção dela do simples saiu 12/2020, porém quando vou lançar a RAIS dela aparece o erro.
quando entrei no e-social diz que ela esta no grupo 3 . Já baixei as versões e o erro persiste. Consegui enviar de todas as empresas do escritório, somente 1 empresa que dá esse erro.
Falei com a empresa do programa que trabalho e ele disse que terei que reprocessar todas as folhas de pagamentos para o e-social, para que libere o sistema da RAIS.

carla  thies

Carla Thies

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 11:53

Carla Aparecida
Não entendi, como reprocessar a folha mensal ao e-social, se ela é grupo 3, que ainda não está enviando a folha ao e-social?
Como eles te falaram para fazer isso?

Carla J. Thies
Contadörr Serviços Contábeis SS Ltda.
INGRID MARQUES

Ingrid Marques

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 17:05

Boa Tarde Pessoal!
Estou com o mesmo problema, a empresa foi constituída em 2020, e desde então ela é optante pelo Simples Nacional , porém quando vou lançar a RAIS dela aparece o erro :
"Foram encontrados Erros no Preenchimento do Estabelecimento[ATENÇÃO. Esta empresa faz parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial, portanto, teve a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019. Dessa forma, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS pela empresa se dá por meio do envio de informações ao eSocial.]"
Quando entro no e-social diz que ela esta no grupo 3 . 
Esta empresa ficou sem movimento em 2020 ,então estou tentando a entrega da Rais Negativa.

Não sei oque fazer , alguém pode me ajudar??
Está situação é ridícula, uma falta de respeito conosco. De onde a Rais está puxando esta informação? Alguém sabe me dizer? 
Se na Receita Federal a empresa conta no Grupo 3, que nem tem a obrigatoriedade de envio dos eventos períodicos.
E tem mais , o Alterdata não deixa fazer envio se a empresa não esta na obrigatoriedade. 

Poderiam me ajudar!!!???

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 09:20

Se a empresa foi constituída em 2020 como exemplo e for do Simples, primeiro passo é corrigir o enquadramento que aparece como grupo "2" no portal do esocial. Não basta que que nos dados do empregador a classificação tributária seja tipo 1. Precisa consultar o enquadramento em "consulta obrigatoridade ao eSocial". Se estiver aparecendo como grupo 2, considere o que segue:
O eSocial possui uma funcionalidade que analisa a opção pelo SIMPLES da empresa quando é enviado o evento S-1000 (Informações do empregador). Essa análise busca as informações na base de dados do SIMPLES na Receita Federal. Provavelmente esse evento foi enviado pelo empregador antes que a opção da empresa tivesse sido processada no ambiente da RFB, por isso o sistema não reconheceu.
Nesses casos, o empregador deverá seguir um dos procedimentos abaixo, de acordo com o prazo existente entre a data de sua abertura e a data atual:

2.1 – Empresas constituídas há menos de 12 (doze) meses:

Caso a abertura da empresa tenha ocorrido há menos de 12 (doze) meses, bastará que o empregador efetue o reenvio do evento S-1000, para que o sistema reconheça que a opção da empresa pelo SIMPLES retroagiu a sua data de abertura, reenquadrando-o no Grupo 3. A partir do novo envio, o sistema buscará a informação na base da RFB, reconhecerá a opção e reenquadrará a empresa automaticamente.
Cabe destacar que é fundamental que a empresa não possua certos eventos em sua base de dados antes da efetivação do reenquadramento. A existência de eventos periódicos em qualquer data ou de eventos não periódicos referentes a fatos anteriores a 10/04/2019 na base de informações da empresa pode gerar inconsistências no uso futuro do sistema.
Assim, sugere-se a exclusão desses eventos antes da adoção do procedimento descrito para reenquadramento automático e o posterior reenvio, após o reenquadramento, a fim de evitar inconsistências.

Em relação ao GDRAIS 2020, presumo que precise aguardar um determinado tempo para que a informação seja cruzada e a inconsistência desapareça.

Fernanda

Fernanda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 17:05

Boa tarde!

Também estou com o mesmo problema, minha empresa é grupo 3 e não 2:
2730: ERRO: ATENÇÃO. Esta empresa faz parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial, portanto, teve a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019. Dessa forma, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS pela empresa se dá por meio do envio de informações ao eSocial. 

Alguém conseguiu resolver?

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 07:54

Bom dia!

Até o momento sem solução, mandei email para @Oculto relatando o problema com print do enquadramento.
Além disso, retifiquei o S1000 da constituição da empresa, talvez atualize a base de onde o GDRAIS busca essa informação.

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 08:54

Rodimar Graf, exatamente! Acredito que em algum momento, após retificação do s1000, a base do GDRAIS deve ser atualizada. Eu retifiquei ontem e mesmo passando para o grupo 3 no portal do eSocial, até o momento não consegui enviar, o erro "2730" para RAIS continua. Vamos aguardar, já que ainda temos um bom prazo.

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.