x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.517

Abandono de emprego? Justificado.

Michele Aparecida Batista

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 10:34

Bom dia!
Eu tenho um cliente que me questionou sobre o que caracteriza o abandono de emprego, mas no caso dele, fiquei na dúvida da resposta.
O funcionário recebeu 3 dias de suspensão disciplinar, compareceu no 4º dia, trabalhou 1/2 período e depois falou que estava indo embora, que não trabalharia mais lá e que iria procurar os direitos dele e que meu cliente também procurasse os dele. Meu cliente então, solicitou que ele fizesse uma Carta de Pedido de demissão, e ele se recusou. Então meu cliente chamou 2 pessoas como testemunhas, e pediu que ele falasse na frente deles, e o funcionário repetiu. Isso ocorreu no dia 16/04/2010 e até o momento o funcionário não fez nenhum contato com a empresa.
Pergunto:
> Eu posso enviar telegrama para o funcionário solicitando seu comparecimento à empresa, podendo alegar abandono de emprego ou tem um prazo para enviar?

> Eu posso caracterizar abandono de emprego, visto que ele informou que não iria mais comparecer à empresa?

> Quantos telegramas devo enviar?

Grata

ALISSON ELIAS GOMES

Alisson Elias Gomes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 13:34

Olá Michele, sugiro que já que houve o desligamento por parte do funcionário, e seu cliente tem isso documentado por 2 testemunhas ,sugiro que proceda na rescisão normal no 10º dia após o pedido(26/04/2010), e o funcionário indeniza a empresa o Aviso Prévio, pois ele não cumpriu. Mande um telegrama, dizendo pra ele comparecer a empresa (ou escritório), no dia 26/04/2010 munido de ctps para tratar de assuntos de rescisão de contrato de trabalho e pagamento de verbas recisórias (quanto mais bem detalhado o telegrama, melhor para a empresa em futura ação, caso haja). OBS: Pode ser que ele não compareça no dia 26/04, nesse caso ter um número de conta bancária pra fazer um depósito das verbas dele seria exelente, nesse caso também as testemunhas que presenciaram o desligamento assinam a rescisão no lugar do funcionário.
A respeito de abandono de emprego seria diferente teria de ter 30 dias de faltas direto, a empresa teria de publicar em um jornal que fulano de tal doc. tal, não comparece a mais de 20 dias no trabalho, isso la pelo 25º dia de falta consecutiva, mandar telegrama, pra ai sim demitilo por justa causa por abandono de emprego. Porém Justa Causa é complicado dependendo o Juiz dá reversão facilmente.

Espero ter sido útil, abraço.

Troco um par de pés em perfeito estado, por um par de asas bem voadas...

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 13:49

Boa tarde Alisson, muito obrigada, ajudou sim e muito. Com relação ao pagamento, caso ele não compareça ou a empresa não tenha conta bancária para efetuar depósito, a empresa pode pagar em juízo?
Seria caso de passar essa informação a empresa e solicitar que eles consulte um advogado para mais detalhes ou isso não seria caso de advogado?
Grata.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 15:53

Alisson, só um comentário: não se usa mais o artíficio de publicar em jornal, tendo em vista que isso pode gerar um processo de danos pelo empregado, além de não ter eficácia, já que o empregado pode não ler o jornal naquele dia. Tem um tópico aqui no fórum com a jurisprudência sobre isso.

ALISSON ELIAS GOMES

Alisson Elias Gomes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 15:10

Olá boa tarde Michele, olha caso ele não apareça, ou não tenha conta bancária, aconselharia a empresa a consultar um advogado trabalhista para ver o procedimento correto dentro da lei.
Abraço, td de bom.

Troco um par de pés em perfeito estado, por um par de asas bem voadas...
Rafaella

Rafaella

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 15 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 15:16

Boa tarde Michele.
Na minha opinião o correto é depositar em Juízo.
É só ligar no MTE e pedir o procedimento, é bem fácil, porém tem que ser rápido, pois se eu nao me engano, o prazo para pagamento é o mesmo, 10 dias corridos.

Att

Rafaella

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade