x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 12.012

Mudar data de pagamento do FGTS rescisório após saque do funcionário

Luiza Pellizon

Luiza Pellizon

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 11:38

Boa tarde!!

Eu emiti uma guia de FGTS rescisório com data de pagamento para 15/04/2021, porém a empresa não pagou na data e pediu para eu emitir com uma nova data. Porém quando eu tento emitir a guia, a conectividade me informa que já houve movimentação da conta e que só é permitido gerar uma nova guia se os dados rescisórios forem o mesmo.

Existe alguma forma de emitir a guia com a nova data?

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 14:23

Boa tarde
Luiza a melhor opção nesse caso seria o que a Katia passou, gerar pelo programa GRRF mas se mesmo assim quiser fazer direto pelo conectividade social como não vai ter valor para fins rescisórios você coloca o saldo no campo 14 - Valor recolhido e não processado, só que é o seguinte a data de movimentação, código de saque não tem como mudar tá.

Luiza Pellizon

Luiza Pellizon

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 14:36

Boa tarde!!

Eu também costumo gerar pelo aplicativo, mas nesse caso em especifico eu gerei pela conectividade. Eu já recalculei outras guias destas formas e não tive problemas. 
Eu tentei gerar essa guia com a nova data no aplicativo, mas quando eu vou enviar para a conectividade ele diz que a mensagem não foi enviada.
O ponto chave é que o funcionário já sacou o FGTS dele, e a base para fins rescisórios está divergente da enviada na primeira guia.
No site ele dá a seguinte mensagem: A conta localizada possui registro de data/código de movimentação e saque. Uma nova geração da GRRF somente será permitida se forem mantidos os mesmos dados constantes na base de FGTS. Eu acredito que seja isso que esteja impedindo, mas não sei como recalcular. 

Katia Cardoso

Katia Cardoso

Prata DIVISÃO 3
há 3 anos Segunda-Feira | 19 abril 2021 | 10:24


Bom dia! Essa data que o sistema diz não poder ser mudada é a data dademissão. Ele fala que data/código de movimentação e saque não podem ser
alterados, ou seja, se por exemplo, se foi dispensa em 10/04/2021, o  Código
de movimentação I1 e Código de saque 01, ao gerar a GRRF, esses dados tem de
ser os mesmos. A data do pagamento da guia, essa que você quer mudar,  tem
de ser outra mesmo, até para que o sistema possa calcular os juros.  

Uma sugestão, não sei se ajudará, é ver se você não tem dois certificados dessa empresa na máquina, um ativo e outro vencido, aí você tira o vencido, reinicia a máquina e tenta de novo, salvando o arquivo, de preferência, em outro local, que não o que o sistema sugere. 

Boa sorte, e quando resolver, vem mostrar o pulo do gato pra gente : )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.