x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 12.207

Erro cadastro funcionario - esocial

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 09:26

Boa noite, sou do grupo 3 do ESOCIAL, estou TENTANDO cadastrar um funcionário admitido em 17/10/2014. (sei dos prazos e acabei deixando passar, porém, preciso resolver isso, visto que, à partir de 05/2021, precisaremos enviar as folhas todo mes)

Portanto quando vou cadastrar o funcionário,  na aba "dados contratuais", em "data de admissão" coloco 17/10/2014, que é o periodo que ele foi admitido.

Porem está dando essa mensagem.

O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial. Para confirmar a data de obrigatoriedade do empregador, verifique o cronograma disponível no site https://portal.esocial.gov.br/.

No evento Admissão, o campo 'cadIni' só pode ser igual a [N] se a data de admissão ou transferência for igual ou posterior à data de início da obrigatoriedade dos eventos não periódicos para o empregador no eSocial. Se a data de admissão ou transferência for anterior, o campo 'cadIni' deve ser igual a [S].


Alguem pode me ajudar, estou um pouco perdido nisso.

Obrigado!

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 10:01

Obrigado pela resposta Dennis,

Mas um funcionário que foi admitido posteriormente a obrigação do ESOCIAL, qual a data deve ser colocada?

Como voces estão fazendo com admissões anteriores?

Taissa

Taissa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 10:40

Bom dia Rogério !

O inicio da obrigatoriedade do envio de informações relativas aos funcionários como admissão, afastamentos e desligamentos ( 2ª Fase ) teve inicio em 10/04/2019 para empresas do Grupo 3.
https://www.gov.br/esocial/pt-br/acesso-ao-sistema/cronograma-de-implantacao

A data de admissão anterior a obrigatoriedade de envio não é impeditiva para o cadastro do funcionário.

Você está tentando realizar esse cadastro manualmente ou pelo seu sistema de geração da folha de pagamento ?
Confirme se dentro do e-Social, a empresa está realmente como Grupo 3, na Aba "Empregador/Contribuinte" > "Consulta Obrigatoriedade"

O Grupo 4 (órgãos públicos e organizações internacionais) ainda não iniciou a 2ª Fase ( 08/11/2021).

Atenciosamente,

Taissa
Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 11:25

Taissa, obrigado pela resposta.

Sou PF produtor rural, portanto, a obrigatoriedade é válida. Funcionários registrados através de CEI/CAEPF.

O funcionário estou cadastrando manualmente.

As rubricas eu importei via programa, o inicio da validade (do cadastro das rúbricas) é 04/2019, será que é isso?

Taissa

Taissa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 12:11

O enquadramento então está correto.
Não, as tabelas (rubricas) são da 1ª Fase - 10/01/2019.

Talvez o que possa estar ocorrendo, é este bloqueio do e-Social por conta do inicio da 3ª Fase que se daria em 10/05/2021 para eventos periódicos. Por conta disso, estar dando bug quando você tenta efetuar o cadastro.
Rescisões por exemplo, Grupo 3, já informa o desligamento desde Abril/2019 porém não era informado valores.
Como pelo cronograma do e-Social, a partir de 10/05/2021 deveria ser enviado os eventos periódicos, nas informações de desligamento vai as informações das verbas rescisórias. Porém desde mais ou menos 17/05 até a data de hoje 20/05/2021 não está sendo possível esse envio, da erro.

Por via programa você chegou a tentar enviar a admissão ?


Atenciosamente,

Taissa
Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 13:01

Taissa,
Não tentei enviar via sistema, houve um surto de COVID na empresa e estão TODOS afastados.
Está complicado, de qualquer forma, vou tentando, caso consiga algo, publico aqui.


Muito obrigado pela atenção!
Um abraço.

Priscila Martiliano Fabbro

Priscila Martiliano Fabbro

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Sábado | 13 abril 2024 | 18:36

Boa tarde!!

Alguém consegui resolver essa situação??
Peguei uma Empresa em que a Contabilidade anterior não entregava Esocial. Estou tendo que fazer tudo atrasado e 3 funcionários tem data de admissão em 2012. 
Essa data não entra de forma nenhuma, da a mesma mensagem da primeira pergunta lá de cima!!


Por favor, se alguém descobrir como fazer e passar pra nós, eu agradeceria demais!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.