x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 56

acessos 77.577

SERO - Serviço Eletrônico para aferição de obras

Karen Cristina Tassinari de Brito

Karen Cristina Tassinari de Brito

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2021 | 12:16

Bom dia pessoal! um cliente recebeu uma carta para regularizacao de obra, porem quando vou fazer a afericao do CNO nao aparece o CNO.. Ai fui em Incluir, alterar o CNO, complementei as informacoes e ele me gerou um novo numero de CNO. E agora? faço a afericao neste numero criado e depois abro um processo dgital? Alguem saberia me ajudar?

Matheus Vitor da Silva

Matheus Vitor da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2021 | 13:48

Boa tarde Karen, o procedimento é abrir um processo digital demonstrando a duplicidade de CNO e pedir a exclusão de uma delas. O que possilvemente aconteceu é que em alguns casos a prefeitura, na hora de tirar o alvará de construção, acaba gerando uma matricula CNO automaticamente e o cliente nem fica sabendo. Já vi acontecer várias vezes por aqui.

GILVANIR ANTONIO DOS SANTOS

Gilvanir Antonio dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 12 outubro 2021 | 20:35

boa noite!
alguem pra tirar uma dúvida!
estou fazendo aferição da obra que foi concluida em 11/2016. contribuinte está pagando inss da obra, já pagou 19 parcelas do inss por gps.
isso é possível antes da aferição no sero?
posso informa esse valores pagos na aba incluir créditos?

MARIANA RODRIGUES

Mariana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 10:32

fiz uma inscrição CNO, para uma empresa apresentar no banco e conseguir uma linha de crédito para a construção de seu comércio...essa empresa ficou no CNO como DONO DA OBRA...ela contratou o engenheiro...e a mão de obra voluntária...(pedreios e serventes) a obra terminou...é uma área de demolição e obra nova, ambos de 275 m². Para baixa dessa inscrição, preciso aferir a obra...como não há registro para esses funcionários...pela metragem esta dando mais de 32.000,00 para recolher...Tem alguma outra possibilidade?

MARIANA S. RODRIGUES PIRES!
ANALISTA DEPTO PESSOAL.
(62) 8446-0057
Skype: mariana.gestaodepessoas
E-mail: [email protected]
[email protected]

YOU TUBE: https://www.youtube.com/channel/UCDekmK
Rodrigo Anaissi Neves

Rodrigo Anaissi Neves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2021 | 16:42

Olá pessoal, fiz a primeira aferição pelo SERO e realmente ficou um absurdo, mais que o dobro do valor anterior quando era a DISO, mas enfim...
O cliente pagou e já saiu a CND...
Agora preciso enviar uma SEFIP do CNO ou não precisa mais já que o sistema SERO envia a DCTF-Web (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?)... 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2021 | 15:21

Boa tarde.
Preciso regularizar um imóvel antigo onde já consta uma certa área construída averbada na matrícula.
Porem hoje a área é maior e na matrícula esta diferente da Certidão de Valor Venal da prefeitura.
Preciso emitir a CND para averbar essa área que esta maior e assim atualizar a matrícula do imóvel.
Qual seria o procedimento?? Abrir um novo cadastro no CNO???

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2021 | 09:26

Priscila L M L a data 'declarada' pelo cliente, através das suas orientações.

Apenas cuidado para arquivar documentos que possam embasar essa decisão em caso desse SERO ser objeto de questionamento posterior pela RFB, tais como: Certidão com histórico do IPTU, contratos e notas fiscais com pedreiro/construtora/mterial de construção da época em que o imóvel foi construído, ligação da água e energia elétrica etc.

Veja IN 2021/2021

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
ALEXANDRE BET

Alexandre Bet

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2022 | 15:04

Olá. Tenho uma dúvida sobre regularização de obra antiga. O imóvel tem matrícula CEI ativa e no sistema e-cac posso migrar para a CNO? A obra tem habite-se emitido há mais de 10 anos e paga IPTU à 11 anos. Ao migrar a CEI para CNO a pessoa física entra no prazo de decadência?

Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2022 | 14:56

Boa Tarde! estou o seguinte problema, uma empresa do simples Nacional tem uma obra propria que iniciou em 01/2021 e esta fazendo a aferição no SERO agora em 02/2022,  não esta aparecendo a parte dos créditos de folha de pagamento as informações de 10/2021 em diante, elas deveriam aparecer automaticamente, conforme paginas 54 a 57 do manual do SERO devido que a partir de 10/2021 as empresas do simples nacional começaram a transmitir a DCTFWEB...
Na pagina 54 (manual do SERO) diz:
Os créditos automáticos são exibidos pelo Sero sem necessidade de digitação, desde que:
estejam vinculados à inscrição no CNO da obra;
as respectivas competências estejam compreendidas no período da aferição (entre adata de início da obra para cálculo e a data de fim do período de aferição);
o respectivo código de receita esteja dentre os códigos de receita de interesse da DCTFWeb Aferição de Obras, por exemplo: CR 1138-01 – CP PATRONAL –EMPREGADOS/AVULSO

Já veriquei essas informações e estão certas, já peguei por exemplo o mês 10/2021 reabri o movimento e depois fechei para ver se aparecia esse mês e cada... estou quase louco, alguém no forum já passou por isso????

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
DIEGO DE OLIEIRA VERAS

Diego de Olieira Veras

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 22 março 2022 | 10:47

Christiano de Jesus , amigo  estou com o problema bem parecido , só que a obra é de pessoa fisica , já fizemos todos os procedimentos que são orientados no manual da sero e do esocial para esse tipo de situação, e não conseguimos recuperar de forma automática, as informações de remuneração de mão de obra , para que se possa abater na aferição, já tentamos contato pelo 0800 do esocial , pelo atendimento , pelo chat, email para a sero e não se resolve , simplesmente não tem saida , ele apenas respondem conforme o manual : 

 Para que uma remuneração de mão de obra seja recuperada automaticamente na aferição da obra são necessários os seguintes requisitos:  
1 – O CNPJ ou CPF titular da obra tenha enviado remuneração para o CNO da obra para os meses envolvidos no período da aferição – data de início da aferição até data fim da aferição.  
Nesse caso, deve existir uma lotação tributária do tipo [01] cadastrada no eSocial, os trabalhadores da obra devem ter como local de trabalho o CNO, no evento de admissão, ou contratação de TSVE. Na remuneração do trabalhador deve ser informada a lotação 01 e no estabelecimento o nº do CNO.  
2 – As empreiteiras (empreitada parcial/subempreitada) tenham enviado remunerações no período da aferição: data de início da aferição até data fim da aferição.  
Nesse caso é necessário que as prestadoras tenham cadastrado no evento S-1020 uma lotação tributária do tipo [02], e tenha indicado nessa lotação o CNPJ do titular do CNO e CNO da obra, e que nas remunerações dos trabalhadores (evento S-1200) conste no ideEstabLot em nrInsc o CNPJ da empreiteira, e em codLotacao seja indicado o código atribuído à lotação tributária do tipo [02] que foi criada para o CNO da obra. Cada CNO tem sua lotação tributária especifica.   
 
3 – Para os meses das remunerações enviadas é necessário que tenha sido enviada também as DCTFWeb (mão de obra própria e/ou mão de obra terceirizada)  
Fatores que impedem a importação das remunerações pelo Sero:  
1- A folha relativa à remuneração mesmo depois de enviada tenha sido aberta e não tenha sido fechada novamente, ou seja, encontre-se na situação “aberta”  
2- DCTFWeb relativa à retificação de dados de remuneração enviados no eSocial encontre-se em andamento no portal da DCTFWeb.  
Obs. Pró-labore pago aos sócios da empresa, ainda que a informação tenha sido enviada no eSocial com vinculação à obra não são aproveitados no Sero. 
Atenciosamente,Equipe fale conosco Sero
CFL

se alguem tiver uma resposta de como proceder nessa situação , de já agradeço 

MATHEUS HENRIQUE ZART DOS PRAZERES

Matheus Henrique Zart dos Prazeres

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 30 março 2022 | 19:10

Boa tarde!


Estou com a seguinte situação.... preciso fazer a aferição de uma obra iniciada em 06/2020 e concluída em 03/2022. No entanto no inicio da obra foi feito o CNO em um CPF e todo o restante da documentação (alvará de construção, habite-se) em outro (CPF do cônjuge). Neste caso consigo alterar esta titularidade do CNO ou devo gerar outro agora? Qual seria o procedimento correto para fazer a aferição da obra? 

EDMARA AUXILIADORA GABRIEL NUNES

Edmara Auxiliadora Gabriel Nunes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 1 ano Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 19:20

boa tarde,

Estou fazendo uma aferição da obra PJ por contabilidade regular e a CND não saiu.
No relatório de Apoio do Sero sai uns débitos que manda ir no diagnóstico fiscal para imprimir esses darf´s
só que indo no diagnóstico fiscal,  na conta corrente não tem nenhum darf para gerar . Ao gera relatório fala que
não tem débito.

Alguém passando por isso, a certidão não sai de jeito nenhum, não sei o que fazer 

Edmara A. G. Nunes
CRC 1SP 295736/P-0
Fabiana da Silva de Souza

Fabiana da Silva de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 10 junho 2022 | 16:47

Boa tarde 

Estou fazendo uma aferição por contabilidade regular e estou com dúvidas neste novo sistema SERO.

Minha dúvida é o que  esta pedindo para colocar varias notas de gastos com a obra e em uma anterior que tinha feito não tinha pedido para alocar as notas...  

O que devo fazer? 

Alguém pode me ajudar!!!! 

IVETE RIBEIRO DE CARVALHO

Ivete Ribeiro de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 19 setembro 2022 | 15:20

Boa tarde, fiz uma aferição no Sero  PJ construtora por contabilidade regular, deu tudo certo e saiu a cnd, obra já paralisada, e informada na aferição, porem me pediram a baixa do cno, quando fui no ecac na opção de consultar a obra me deparei com a situação de pendencia na aferição  (alteração de credito no esocial) , eles pedem pra retificar a aferição, o problema é que o sistema não aceita retificar porque a cnd foi emitida e pesquisando descobri que  só através de processo digital pedindo a anulação da CND.  Não entendo porque o e social não informa esses valores da GFIP de agosto para o SERO? a obra foi de 01/07/2022 a 04/08/2022, na dctf de aferição consta só o mes de julho, porque a dctf web de agosto só foi enviada dia 14/09, e a cnd saiu dia 06/09 será que é esse o problema?

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 13 janeiro 2023 | 12:04

Bom Dia!  Fernanda! tudo bom?


Gostei do seu calculo, tentei simular da forma que você mencionou, apenas não entendi, o 36,8%

estou com uma calculo da seguinte forma

area 297,50m² total  - 90% = 267,75m²

267,45 x 1.779,29 vau da epoca = 476.404,90 cop
476.404,90 x 20% = 95.280,98
fator social
201 a 300m² = 55%

95.280,98 x 55%=52.404,54 
desse calculo pra baixo ja me perdi nao entendi e nao bateu com a minha guia, meu inss deu  9.405,56

Se puder me ajudar adoraria
Grato

Clécio Moura
Reobote Serviços Contábeis
Oculto Whatsap

Giovana Negri

Giovana Negri

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 26 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 13:04

Boa tarde Pessoal,

Estou fazendo lançamentos referente a uma regularização de obra que foi notificada pela Receita e os créditos do esocial não estão subindo para o SERO. 

Mais alguém com esse problema?

rafael de araujo camilo

Rafael de Araujo Camilo

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 26 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 17:26

Giovana,
Estou com o mesmo problema, e com dois clientes distintos, já revisei e coloquei outras pessoas pra revisar as informações e realmente está tudo certo, dctf enviada, ja consta o darf pra pagamento, só não vincula os créditos do e-social no sero, se mais alguém tiver passando pro esse problema e tiver a solução, por favor nos ajude.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.