Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 68

Ações Antes de Aposentar

ROBERTO SILVA

Roberto Silva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 28 junho 2021 | 15:37

Prezados Senhores,
uma funcionária vai aposentar, pergunto se ela pode pedir a aposentadoria de imediato ou tem que comunicar a empresa que está indo pedir a carta de concessão?
Se aposentar e quiser continuar trabalhando a empresa tem que fazer o acerto e recontratá-la ou continua trabalhando normalmente.
Se continua, tem algum lugar na sefip ou outro sistema para informar que a partir de determinada data esta pessoa está aposentada?
grato

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 8 julho 2021 | 16:46

Roberto,

A partir do momento que o funcionário ser aposentado de fato a empresa recebe uma comunicação da previdência social informando que a partir da data lá a pessoal esta aposentada, dai cabe a empresa ficar com esse funcionário ou não, também se ele deseja continuar trabalhando. Se a empresa deseja ficar com o funcionário ainda não e necessário fazer a demissão também não altera nada nas retenções sobre o salario do mesmo.

Lembrando que o funcionário aposentando ele tem direito ao saque do FGTS mensal.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.