x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 53.626

Baixa na carteira após muitos anos

Karen Silva

Karen Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 09:42

Bom dia!

Trabalhei pra um escritório pequeno por pouco menos de 1 ano, e então me demiti. Como eles estavam com alguns problemas com o contadores na época, eles pediram um tempo pra dar baixa na minha carteira e eu concordei, pois estava saindo do país e não tinha pressa.
Acabou que o tempo foi passando e a baixa nunca foi feita, o escritório não está mais lá e eu nem sei como contatar essas pessoas. 
Vou para o Brasil por alguns dias e gostaria de resolver isso, existe algum modo de eu dar baixa na carteira sem depender da empresa? Não ligo pra nenhuma multa ou valor que não tenha sido pago devidamente, só quero que se encerre o vínculo empregatício.

Karen Silva

Karen Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 10:01

Acabei de verificar com a sua dica, última anotação é a admissão, então realmente não foi feito. 
Já se passaram 6 anos e a empresa não existe mais!
Como disse anteriormente, não ligo para nenhuma multa ou valor pendente, só quero terminar o vínculo empregatício. Existe alguma maneira de eu fazer isso sem a empresa?

Maicon Santos Nascimento

Maicon Santos Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 10:48

Karen,

É complicado, No caso de empresa que não deu baixa na carteira de trabalho, além de entrar com denúncia trabalhista por um órgão da justiça do trabalho em sua cidade, você deve entrar em contato com um advogado trabalhista para conversar sobre seus direitos e tomar as atitudes cabíveis na justiça do trabalho, o que pode significar entrar com um processo contra a empresa que não deu baixa na sua carteira. E pode ficar ainda mais complicado pelo fato da empresa não existir mais. Se possível tenta fazer uma busca sobre os contatos dos antigos donos. 

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 15:12

Karen,

Aconselho você procurar um advogado trabalhista na cidade pra ver essa questão pois, tem um caso parecido com o seu que to acompanhando o ex-funcionário na qual a empresa o dono faleceu e os funcionários foram embora e não foi pago nada de direitos e a empresa foi fechada, um caso parecido com o seu, nessa situação aqui o advogado entrou com uma ação na justiça do trabalho pedindo a baixa da ctps da pessoa ainda esta em tramitação pois até pelo tempo em questão como ja passou mais de 2 anos o funcionários nunca foram atras de nada somente agora.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Eduardo luis

Eduardo Luis

Iniciante DIVISÃO 4, Internet
há 1 ano Quinta-Feira | 13 abril 2023 | 00:03

Boa noite peço pelo amor de deus uma.ajuda de vcs. Estou a mais de 2 meses tentando resolver uma baixa na carteira de uma pessoa que está aberta na minha antiga empresa.Vou tentar explicar detalhado para que entendam e tentem me ajudar Ano passado como não utilizava mas a empresa que pedi ajuda pedi para um contador dar baixa na empresa que sitei pois só estava gerando custos sem que eu a usasse. Assim ele fez e depois de 1 mês uma antiga funcionária que tive disse que tinha um registro do ano de 2012 aberto que não sabíamos e não reconhecemos ter feito. Tanto que o mesmo não tem valores de salário nem nada.Aí comecei a correr atrás de como resolver. Já fui no ministerio do trabalho onde me orientaram tentar pelo esocial onde não tinha mas o acesso porque a empresa está baixadaMe orientaram a fazer um certificado digital pessoa física para tentar resolver e tentar dar baixa manualmente feito por um contador onde não resolveu.Aí me orientaram a fazer um certificado e-pja1 para tentar. Onde também não resolveu pois até consigo o acesso agora para esocial mas não aparece nada lá de registro da pessoaAí tentamos fazer enviando uma raiz da época de 2012 para tentar resolver onde fizemos a mais de 10 dias e não saiu também o registroJá fui no ministerio do trabalho onde não pudemos me ajudar  fui no ministerio da fazenda onde também não resolveram fui no poupa tempo e nadaPreciso muito mesmo de uma ajuda sobre isso não sei mas como resolver este problema pois não consigo dar baixa pelo esocial por se tratar de um registro muito antigo de 2012E a pessoa não tem mas a carteira de trabalho de papel e o antigo contador não tem mas documentos. E alega como nós que nunca fez este registro.Por favor me ajude a dar baixa neste registro que está em aberto e não reconhecemos que o mesmo foi feito...Aguardo muito um retorno com uma solução e agradeço muito

Cleyton Martins

Cleyton Martins

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 39 semanas Quarta-Feira | 19 julho 2023 | 16:47

Karen boa tarde, estou na mesma situação, entrei em contato com o ministerio do trabalho e expliquei a situação, o ex empregador me pagou parcelado, mas pagou tudo que me devia, não havia motivos para entrar na justiça, então o ministerio me orientou a procurar a junta do trabalho da cidade e pedir a baixa por lá, o atendente me disse que o processo é bem simples pois não há um processo trabalhista

Duvidas? entre em contato, fique a vontade 17 99742-2508
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 38 semanas Segunda-Feira | 24 julho 2023 | 09:32

Eduardo, Bom Dia!

Recentemente apareceu um caso parecido com o seu, na ctps digital aparece ainda em aberto e documentos físicos não existia mais, solução que encontramos foi que na época o processo de rescisão foi homologado com o sindicato da categoria e eles ficaram com uma copia das verbas rescisórias onde entramos em contato contamos a situação e eles disponibilizaram uma copia para entrar com um processo de baixa perante justiça na ctps digital.

Cada caso e um, mais nossa solução foi essa processo de baixa finalizado a poucos dias atras. Veja se na epoca foi feito em sindicato da categoria se possivel procure tambem um advogado exponha a situação se existe uma solução caso não encontre essa documentação via sindicato da categoria.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.