x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 8.668

A empresa de contabil pode negar liberação do FGTS

Marcos Avalo Berndt

Marcos Avalo Berndt

Iniciante DIVISÃO 3 , Farmacêutico(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 22:28

Boa noite a todo gostaria que vocês me ajudassem.

Sou farmaceutico, trabalhei em uma farmácia por 8 meses e fui demitido sem justa causa, recebi a recisão do contrato, entretanto a empresa demorou quase 3 meses para pagar a multa de 40% do FGTS.
Mas agora estou com um problema, a empresa em que trabalhei se disvinculou do escritório que fazia a sua contabilidade na epoca em que eu era empregado, e agora é outro escritório que faz a sua contabilidade.

O problema é que a empresa em que trabalhei tem divida com o escritório de contabilidade anterior, e por isso eles não querem liberar a chave de conectividade do fgts, para que eu possa saca-lo e requerer o seguro desemprego.

O que devo fazer, pois estou desempregado e esta dificil conseguir um novo emprego com essa crise, e o prazo para mim requerer o seguro desemprego que é de 120 dias após a recisão do contrato esta se esgotando.
O que posso fazer, vou ser muito prejudicado se a empresa de contabilidade não liberar o FGTS, pois não poderei entrar a tempo com o pedido de seguro desemprego.

A questão então é:
A empresa de contabilidade pode negar liberação do meu FGTS, por que a empresa na qual eu trabalhei esta devendo para ela.
Isso não seria anti ético e inconstitucional, de eles me privar de algo que é direito meu.
Acho que eu não tenho nada haver com os problemas que a empresa de contabilidade tem com a empresa que eu trabalhei.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 07:16

Marcos

A obrigação pela liberação do FGTS é da empresa que voce trabalhava e não do escritorio de contabilidade. Mesmo assim comunique ao escritório de contabilidade que voce vai procurar o Conselho de Regional de Contabilidade e fazer uma reclamação formal.

Procure a empresa que voce trabalhava e peça para resolver seu problema. Caso ela não mostre interesse voce procure um advogado e processo trabalhistamente e por perdas e danos morais.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 16:34

Regia, não entendi direito oque voce disse.
Se a competencia da folha de pagamento tiver FGTS em atraso, são coisas distintas, nada vai alterar a folha de pagamento.
Agora o cálculo do FGTS em atraso é feito através de programa próprio, com tabelas e índices que a caixa libera mensalmente.
Não demora tanto assim para recalcular um FGTS em atraso.
A Caixa Economica nada tem a ver com Folhas de Pagamento e liberação das mesmas.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Marcos Avalo Berndt

Marcos Avalo Berndt

Iniciante DIVISÃO 3 , Farmacêutico(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 18:11

[code]Por: M Messias Santos Postada Terça-Feira, 4 de maio de 2010 às 07:16:32

Marcos

A obrigação pela liberação do FGTS é da empresa que voce trabalhava e não do escritorio de contabilidade. Mesmo assim comunique ao escritório de contabilidade que voce vai procurar o Conselho de Regional de Contabilidade e fazer uma reclamação formal.

Procure a empresa que voce trabalhava e peça para resolver seu problema. Caso ela não mostre interesse voce procure um advogado e processo trabalhistamente e por perdas e danos morais.[code]

Falei para o contador do escritorio de contabilidade que iria procurar o Conselho Regional de Contabilidade e fazer uma reclamação formal (na verdade aqui na minha cidade que é do interior é delegacia do Conselho Regional de Contabilidade), e então o contador falou com o superior dele e na hora eles me liberaram o papel com a chave de conectividade que inclusive já estava datada para mim sacar o FGTS já no dia seguinte. Se não fosse a ajudade vocês acho que o escritório não teria liberado o papel.
Desculpe a demora em retornar resposta se havia dado certo.
Deu tudo certo já saquei o FGTS e dei entrada no seguro desemprego.
O problema realmente era com o escritório de contabilidade que queria me punir, como se eu fosse culpado, por a empresa que eu trabalhei, ter contratado os serviços deles, mas não pagou pelo serviço deles.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade