x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.746

Demora no processamento do PTC - FGTS Caixa

BRUNO RAFAEL GRIGONIS

Bruno Rafael Grigonis

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 17:10

Boa tarde colegas.

Estou com problemas referentes ao PTC (Pedido de Transferência de Contas)... Fiz o processo online pelo Conectividade a mais de 20 dias e quando vou gerar extrato do trabalhador na empresa destino não consta nada. Sabem me dizer se o processo só irá ser concluído após novo depósito de FGTS mensal na nova empresa?

Agradeço desde já.

GABRIELA COSTA

Gabriela Costa

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 19 setembro 2022 | 10:28

Bom dia!
Preciso da ajuda de vocês. 
O que acontece, fiz um PTC total via conectividade e até então os valores não foram transferidos. (No caso ainda estão dentro do prazo de 10 dias úteis), porém um desses funcionários que foi transferido, foi demitido na sexta, dia 16/09/2022. Minha dúvida é: Como irei fazer em relação a GRRF e chave? Pois o funcionário agora está cadastrado na empresa X e o fgts ainda consta na empresa antiga. 

Já enviamos o E-social com todas as transferências.

Me dê uma luz por favor???

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 19 setembro 2022 | 11:22

olá Gabriela tudo bem?

nesse situação faça o seguinte...

1) some o valor dos 02 extratos p/ fins rescisórios das empresas (da antiga e da empresa nova) do funcionário/colaborador;

2) lance o valor somado do fgts rescisório na rescisão da nova empresa, assim vc irá gerar a multa GRRF no valor correto (valor combinado dos 02 fgts);

3) gere 02 chaves de liberação do FGTS (na empresa antiga e na nova) com a mesma data da rescisão.

4) o funcionário tendo uma conta no app do fgts e possuindo CAIXA TEM, poderá sacar os 02 FGTS (da empresa antiga e da nova) sem ter que comparecer á caixa (ou seja sem precisar apresentar a rescisão da empresa antiga na agencia)

5) depois que o processo do PTC for concluído, como a multa será pagar no valor correto (sem impacto na CND do fgts) e o empregado ja teve o fgts liberado, ele irá migrar junto com os outros para o novo CNPJ da empresa recebedora, ou a caixa nem vai transferi-lo pois talvez ele ja terá sacado o FGTS. (que é o mais importante).

obs: para o PTC ser efetivado, as 02 empresas não podem ter NENHUM fgts em aberto, creio que por isso o seu PTC ainda não foi finalizado

depois vc nos retorna se deu tudo certo.

GABRIELA COSTA

Gabriela Costa

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 19 setembro 2022 | 13:17

Oi Paulo.
Então, a questão é que o PTC foi feito dia 06/09/2022. Ainda não consigo puxar extrato e chave na empresa nova, pois da a mensagem que o pis não foi localizado. Só consigo puxar na empresa antiga. Ainda não foi feito nada pela empresa nova, só a rescisão.
Pois o ptc foi com data de 06/09 e a rescisão com data de 16/09. 

Ou seja, será que tenho que fazer a chave e GRRF pela empresa que foi baixada? não dará problema?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.