x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 111

Alteração de contrato

valdiceia menezes

Valdiceia Menezes

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 11:46

Bom Dia, gostaria de saber se o empregador pode fazer alteração contratual dos funcionários, contrato atual o salário é fixo + comissão, ele que mudar para salário somente comissão, se puder, onde encontro a fundamentação teorica.

Maicon Santos Nascimento

Maicon Santos Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 11:54

Bom dia,

A CLT traz: 

Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

São consideradas ilícitas as seguintes formas de alteração do contrato de trabalho:
Sem consentimento de ambas as partes; Em que presente prejuízo latente ao trabalhador; Que implique em redução salarial; Rebaixamento de cargo, quando o primeiro não se relaciona à função de confiança; Alteração de local de moradia sem que tenha sido requerida pelo trabalhador ou que não tenha como contrapartida o pagamento de adicional de transferência; Extinção do pagamento de parcelas salariais, como adicionais e prêmios; Mudança da jornada laboral para maior número de horas sem contrapartida salarial, entre outros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.