Pedro Henrique
Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-EmpresárioBoa tarde,
Minha mãe em 1993 abriu uma pequena empresa. Meu pai que é produtor rural sempre vinculou minha mãe nas atividades rurais dele. O fato é que o contador que ela utilizava nunca incentivou ou explicou a importância de recolher o INSS Patronal corretamente, como ela disse ela achava que por estar pagando as guias da empresa e o INSS de empregados ela estaria contribuindo para aposentadoria dela, o que não aconteceu. Recentemente deu baixa na empresa e tentou aposentadoria rural. Foi tudo certo com a documentação até o cruzamento dos dados e aparecer a empresa como atividade, vindo o indeferimento do pedido.
Minha pergunta é: a aposentadoria rural já foi descartada. Teria como pagar o INSS retroativo de algum período? Vi que antes de 1996 caso queira regularizar tem alguns julgados que o INSS não poderá cobrar juros e multa. Hoje ela tem 58 anos, caso conseguíssemos pagar alguns anos atrasados iriámos começar a pagar daqui para frente de forma autônoma tentando conseguir a aposentaria aos 70.
Alguma ideia de como proceder neste caso?
Desde já muito obrigado.