x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 12.231

QUEM PAGA SALARIO MATERNIDADE - JOVEM APRENDIZ

JOSE ALVARO

Jose Alvaro

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2021 | 17:55

Pessoal, boa tarde.

Com relação ao Salario Maternidade de uma jovem aprendiz, quem deve pagar ?

Existe o decreto 10.410/2020, que diz: 

Art. 100-C. O salário-maternidade devido à empregada com jornada parcial cujo salário de contribuição seja inferior ao seu limite mínimo mensal , observado o disposto no art. 19-E, será pago diretamente pela previdência social, e o valor da contribuição previdenciária deverá ser deduzido da renda mensal do benefício, nos termos do disposto no art. 198.

Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.in.gov.br

No meu entendimento, a jovem aprendiz se enquadra neste artigo, uma vez que sua jornada é parcial e que recebe abaixo do salario mínimo, porém o INSS diz não conhecer este decreto.

Alguém já passou por isso?

Atenciosamente,

José Álvaro

claudirene aparecida de oliveira deniz

Claudirene Aparecida de Oliveira Deniz

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 29 julho 2022 | 11:41

José  Álvaro
José Álvaro, conseguiu solução para o seu problema? 

Também estou com um caso assim, Porém estou com receio de encaminhar ao INSS. Meu sistema calculou para a empresa pagar, mas acredito que desconhecem essa legislação que você citou. Pois quando citei essa legislação o sistema falou que vai fazer a correção em breve. Eles interpretaram que seria pelo INSS também o pagamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade