x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 10.919

QUEM PAGA SALARIO MATERNIDADE - JOVEM APRENDIZ

JOSE ALVARO

Jose Alvaro

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2021 | 17:55

Pessoal, boa tarde.

Com relação ao Salario Maternidade de uma jovem aprendiz, quem deve pagar ?

Existe o decreto 10.410/2020, que diz: 

Art. 100-C. O salário-maternidade devido à empregada com jornada parcial cujo salário de contribuição seja inferior ao seu limite mínimo mensal , observado o disposto no art. 19-E, será pago diretamente pela previdência social, e o valor da contribuição previdenciária deverá ser deduzido da renda mensal do benefício, nos termos do disposto no art. 198.

Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.in.gov.br

No meu entendimento, a jovem aprendiz se enquadra neste artigo, uma vez que sua jornada é parcial e que recebe abaixo do salario mínimo, porém o INSS diz não conhecer este decreto.

Alguém já passou por isso?

Atenciosamente,

José Álvaro

claudirene aparecida de oliveira deniz

Claudirene Aparecida de Oliveira Deniz

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 29 julho 2022 | 11:41


José  Álvaro
José Álvaro, conseguiu solução para o seu problema? 

Também estou com um caso assim, Porém estou com receio de encaminhar ao INSS. Meu sistema calculou para a empresa pagar, mas acredito que desconhecem essa legislação que você citou. Pois quando citei essa legislação o sistema falou que vai fazer a correção em breve. Eles interpretaram que seria pelo INSS também o pagamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.