x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 327

Eventos S-1299 - Empregador Pessoa Física

Elton Antonio Morales Pereira

Elton Antonio Morales Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 14:15

Prezados, boa tarde!

Estou com uma pendência no eSocial no qual não tive ainda uma iluminação divina para solução.
Em nosso escritório, tratávamos dos empregados domésticos de determinada pessoa. Em Janeiro/2021 recebemos a incumbência de cuidarmos das fazendas dessa mesma pessoa (empregador pessoa física, produtor rural).
Se tratam de 3 empresas (fazendas) deste tipo, com seus CAEPFs, CEIs e Inscrições Estaduais próprias, porém ligadas ao mesmo CPF.
Ocorre que quando transmitimos os dados de 1 dessas fazendas, a informação ao chegar no eSocial é ligada ao CPF do titular, ou seja, mesmo que eu entre com o acesso pessoal doméstico, ou com o certificado digital de uma das outras, ainda assim tenho acesso ao dado enviado.
Com a adesão do empregador pessoa física ao calendário do eSocial para a obrigatoriedade do envio do Evento S-1299, ao enviarmos um fechamento, isso "trava" o esocial, que não permite que enviemos o da outra unidade.

Alguém teve um problema semelhante, que possa me auxiliar com essa questão?
Não encontrei nada no manual, nem consegui obter retorno do suporte do eSocial, e mesmo o suporte da ferramenta da folha soube me dar uma posição desse caso.

Desde já, agradeço.

ARIELA COSTA

Ariela Costa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 15:02

Elton,

Isso também aconteceu comigo. A solução do meu sistema é enviar o fechamento S-1299 da menor empresa (exemplo: tenho 2 CEI's da mesma pessoa, cujo o cadastro no meu sistema é do número 417 e 713, enviei o fechamento pela empresa 417). O Esocial centraliza o fechamento por CPF, por isso só consegue fechar uma única vez.

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 15:15

Boa tarde Elton
Tenho caso assim também, porem somente um rural tem funcionários, então não posso afirmar com tanta certeza o que vou dizer kkk acredito que devemos transmitir todos os eventos S-1200 e S-1210  de todos os rurais do mesmo CPF e escolher um e enviar o evento S-1299 de fechamento porque os dados vão constar todos no CPF, inclusive quando tiver enviando o DCTFWeb o darf vai sair no CPF.

Elton Antonio Morales Pereira

Elton Antonio Morales Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2021 | 13:57

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Apenas dando um retorno sobre a questão, minha preocupação sobre o envio do evento S-1299 de apenas 1 das CEIS de cada responsável era em relação a contabilização da totalização das empresas, e os valores enviados para o DCTFWeb (visto que em Outubro já deixamos a GFIP de lado na questão da geração da GPS).
Porém, consultando mais a fundo, fiz o teste dos envio: enviei os eventos S-1200 de cada uma delas e depois gerei o S-1299 de apenas 1 CEI de determinado titular e deu certo!
A totalização já puxa o de todos e joga para o DCTFWeb.

A resolução era simples, mas penei muito pra chegar na conclusão.

Obrigado a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.