x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.142

Pedido de Demissao Aposentadoria

Marilia

Marilia

Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Sábado | 11 setembro 2021 | 09:20

Bom dia a todos,

Pelo primeira vez estou precisando fazer um rescisão, onde o funcionário pediu demissão por conta de ter se aposentado por idade.

Eu uso o sistema CONTIMATIC.

Será que alguém consegue me ajudar, dizendo se esta correto da forma que estou fazendo?

Motivo da rescisão, deve ser PEDIDO DE DEMISSÃO ?

No campo de aviso prévio trabalhado/indenizado, deve preencher alguma coisa? Nesse caso foi pedido de demissão, mas ele não vai cumprir aviso.

Cumprimento de aviso prévio, devo colocar aviso prévio indenizado ou não exigível ?

Código de Saída FGTS, devo colocar U1 ? Aposentadoria sem continuidade de vinculo empregatício. 

Caged, devo colocar código 50 ? Desligamento por aposentadoria.

RAIS, devo colocar código 52 ? Aposentadoria por idade, com rescisão contratual.

Devo colocar alguma informação no código de saque ?

Código de afastamento Homologanet, devo colocar SJ1 ? Rescisão contratual a pedido do empregado.

Devo comunicar a movimentação no site da conectividade social? Qual da movimentação e qual código do saque devo usar ?

Obrigada. 



DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 12 setembro 2021 | 11:05

Marilia,

Se o funcionário esta pedindo a demissão, faça o processo de forma normalmente independente dele já estar aposentado o procedimento e fazer normal.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Bruno Raphael da Silva Lacerda

Bruno Raphael da Silva Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 14:01

Olá Marília, vamos lá, independente do sistema que você utiliza.
Se você cadastrar como pedido de demissão e não irá cumprir o aviso, provavelmente  quando você colocar "indenizado" o seu sistema vai entender que é para descontar do colaborador.
Código de movimentação de FGTS "J", independente se vai aposentar ou não, considere que está pedindo, independente do motivo.
Como o E-Social está em vigor, não sei te informar o código de Caged.

Marilia

Marilia

Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Domingo | 19 setembro 2021 | 20:20

Olá, boa noite.

Então eu preciso comunicar a movimentação do FGTS no conectividade?

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.