Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 3.974

Data de encerramento do contrato na CTPS Digital (Não Consta)

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 19:58

Pessoal, boa noite.

Gostaria da ajuda de vocês para entender uma questão aqui: trabalho em um órgão público (grupo 4 do eSocial) e agora que estamos iniciando o uso do eSocial, logo, ainda fazemos o uso da GFIP em nossas operações. Recentemente apareceu um caso de um empregado temporário que ao acessar sua CTPS digital identificou que seu contrato ainda constava como em aberto.

Verificando a GFIP da época (08/2007) foi identificado que de fato não foi cadastrado o movimento de rescisão do contrato dele, e também foi identificado erro no CBO informado. Então fizemos uma retificadora informando o evento I3 e também corrigimos o CBO. Essa GFIP retificadora foi enviada no dia 26/08/2021, e até o momento não houve nenhuma atualização na CTPS digital dele.

O contrato continua em aberto e o CBO errado. O CBO estou suspeitando que realmente ele não altere, pois corrigimos apenas na última GFIP enviada para ele, não alteramos as demais, mas a data de encerramento do contrato não entendi porque não atualizou.

Sabem dizer se demora tanto tempo assim para alterar essas informações lá na CTPS?

Desde já agradeço pela atenção.

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 11:38

Não sei se é aplicável à órgãos públicos, no entanto a baixa deveria estar constando devido ao envio do CAGED na época.

As informações constantes da CTPS DIGITAL é alimentada pelo que consta no e-Social, isso para empresas dos demais grupos pois o CAGED ainda existe só que foi absorvido pelo e-SOCIAL. 

A solução seria fazer o CAGED não sendo possível enviar cadastro do colaborador para o e-SOCIAL e dar baixa direto por lá.

No entanto recomendaria o empregado antes tentar abrir um protocolo pela CTPS DIGITAL, ou pelo 135 pedindo a retificação da informação, o CBO não sei se é possível arrumar mas a data de desligamento quando não informada é possível sim.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.