x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 311

Motivo da dispensa.

Felipe Costa

Felipe Costa

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 15:24

Boa tarde,

Prezados, necessito de uma ajuda, estou escrevendo um estudo de caso, o mesmo refere-se as demissões, quando a empresa omite o verdadeiro motivo do colaborador estar sendo desligado. Gostaria muito de saber o ponto de vista de vocês sobre o caso. Não estarei colocando nomes no estudo de caso, a não ser que de sua ciência em seu comentário, se puder colocar embasamentos e jurisprudência sobre sua dissertação agradeço mais ainda.

Conto com a ajuda de todos.

Muito obrigado.

JuLiano Netto

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 16:19

Mah rapaaaaaaaaaaaaaiz......

Se na rescisão está DISPENSA SEM JUSTA CAUSA, o motivo é DISPENSA SEM JUSTA CAUSA.

Tu achas, que a empresa que está fazendo acordo com o funcionário, vai querer que o governo, a cef, etc saibam disso?
Resposta: jamais

espero ter ajudado ( hehehe )

Felipe Costa

Felipe Costa

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 16:33

Olá, Juliano, a questão não é o que está descrito em seu termo de rescisão, mas sim o que lhe foi dito como motivo do seu desligamento, esta é a questão que busco. Se realmente foi conivente com o cenário que vivenciou.
Agradeço a resposta.

JuLiano Netto

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 17:07

FELIPE, quando se trata de acordo, simplesmente é para sacar o fgts e seguro desemprego, não tem muito o que explicar entende?

O funcionário que fez acordo, dificilmente vc vai ver ele entrar com processo trabalhista contra a empresa, mas claro, que sim, existe casos assim.

Caso queira algumas dicas, me manda email: @Oculto
tenho 17 anos de DP, acho que posso contribuir em algo pro seu trabalho BLZA?

valeu

Felipe Costa

Felipe Costa

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 17:22

Olá, Juliano, o caso em que estou querendo buscar é; quando lhe demitiram, o ato, o que disseram a você, o motivo de sua demissão, corte de custos, ineficiência, baixa produtividade. Exemplos. O que está descrito no termo da rescisão não interessa, mas se for pensar de uma perspectiva profissional, se lhe dessem o "feedback" correto, sobre o término de sua jornada naquela empresa, poderia lhe ajudar a aprimorar e se tornar seu ponto positivo, pois lhe forneceram a base para um ponto a melhorar.

JuLiano Netto

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 17:36

FELIPE, como RH e DP, posso te dizer que, quando fiz algumas demissões, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, a empresa vai dizer que existe MOTIVO DA DEMISSÃO, ENTENDE?

Sendo que, se consta ali no papel, demissão SEM justa causa, NUNCA, eu iria dizer ao empregado, que ele foi dispensado por  ineficiência, baixa produtividade, ENTENDE?

Se eu como RH, fizer isso, vou estar me voltando contra a empresa onde trabalho entende? e isso não é legal.
Pois o funcionário pode estar gravando tudo com celular, e com esse áudio, estou cavando meu próprio buraco, ele entra com ação trabalhista contra a empresa, ganha, e eu sou demitido.

GABRIEL SIMOES VIDOTTI

Gabriel Simoes Vidotti

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 17:46

Boa tarde!
Felipe, acredito que isso seria constrangedor para ambos os lados, pois a partir do momento que a empresa decide desligar o funcionário, é porque não vê mais a possibilidade daquele funcionário melhorar em relação ao ponto que fez a mesma tomar tal atitude, do contrário, já teria chamado o funcionário e dado esse feedback (o que provavelmente acontece em diversos casos), porém, acredito eu que o maior motivo das demissões é a REINCIDENCIA do fator que levou a empresa a tomar tal decisão.
Um exemplo: um funcionário de uma empresa vem faltando 3 dias por mês durante 3 meses consecutivos, é dado o aviso prévio de desligamento e o mesmo enquanto cumpria o aviso não faltou 1 dia sequer, com a intenção de que a empresa cancelasse o aviso e continuasse com o mesmo. A empresa rasga o aviso, e mantém o funcionário na empresa, porém no mês seguinte o funcionário volta a faltar novamente, quer que a empresa diga o que para esse funcionário? Estamos te desligando por causa de suas faltas? Aí deixaria de ser uma dispensa SEM JUSTA CAUSA, pois estamos fornecendo a causa da dispensa para o mesmo e isso se tornaria irregular, entende?

Espero ter ajudado.

Felipe Costa

Felipe Costa

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2021 | 19:28

Entendo o lado de vocês, mas gostaria de saber se após o desligamento, na entrevista de desligamento, se há... Caso tenha, como vocês conduzem?. Pois me perdoe, entendo o fato de gerar o passivo trabalhista para empresa. Mas, o que quero entender também é como esta pessoa irá levar a sua cultura organizacional, hoje há vários sites de pessoas criticando as empresas, sendo assim penso; como a pessoa saí, ou melhor, como está a cabeça desta pessoa?, Será que a missão, visão e valores da entidade estavam lá a todo momento? 

Felipe Costa

Felipe Costa

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2021 | 11:41

Olá, Juliano, sou técnico contabil, formado em gestão financeira, pós graduado na área tributária. A intenção do trabalho é um mestrado, pois atuei muitos anos na área de dpto pessoal. Já realizei um artigo sobre fluxo de caixa, na época consegui  um mestrado, mas na área financeira, visto que não é mais minha intenção atuar na área financeira. A ideia é criar um estudo de caso para que seja apresentado em algumas universidades para conquistar o que preciso.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 17 outubro 2021 | 10:18

Felipe Bom Dia!

Cara essa questão da demissão do funcionário e uma coisa muito particular de cada empresa, pois cada uma tem seu regimento interno sua forma de trabalhar vou ter por base as algumas empresas na qual já trabalhei no RH e no ADMINISTRATIVO geralmente quando a empresa vai demitir e por dois motivos primeiro questões de custos algum setor esta muito fraco ou esse funcionário provocou a sua demissão de alguma maneira. Agora informar o porque esta sendo demitido fazer aquela entrevista demissional na qual já vi muitas empresas fazer nunca vi na minha região.

De cada 10 funcionários que era demitido por essas empresas que ja trabalhei apenas 3 era recontratado depois de 6 meses a 1 ano o tempo que tinha um equilíbrio financeiro ou até mesmo pela demanda de produção, o motivo era a questão da conduta do funcionário durante o tempo que ela passou na empresa antes da demissão.


Agora uma coisa que vou dar uma dica, dependendo do funcionário se a empresa vai demitir de o aviso indenizado pois evita muito problemas internos dentro da empresa durante os 30 dias de aviso.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Domingo | 17 outubro 2021 | 20:31

Felipe,
Entendo o objetivo da sua pesquisa, mas acredito que terá mais sucesso em sua busca, em grupos restritos aos Recursos Humanos - não Departamento de Pessoal, no facebook, por exemplo, onde encontrará profissionais que vivenciam constante e diretamente com a situação que explanou.
Um colaborador atuando e um ex-colaborador são "personagens" diferentes. Esse último, por motivos óbvios, muitas vezes não aberto às críticas e justificativas que diferem do seu ponto de vista. 
Obviamente, um bom empregador, com ampla visão sobre o mercado de trabalho, não restrita apenas à sua mão-de-obra, humanizará (Recursos HUMANOS) uma entrevista de desligamento, orientando o ex-colaborador, de forma à encaminhá-lo às melhores oportunidades, assim como, mesmo que de forma sutil, apontará eventuais limitações que possam ser aprimoradas.
O munda dá voltas!
Lhe desejo sucesso em seu mestrado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.