x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 24

acessos 70.438

Individualização FGTS

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 17:48

Boa Tarde Colegas.

Estou com um caso onde o empregador pagou guias do FGTS, mas as mesmas não foram creditadas, fui na CEF eles me instruíram a realizar uma Individualização do FGTS, alguém saberia me explicar como posso realizar tal instrução?

Att 
Endriw Braga

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Sábado | 16 outubro 2021 | 07:32

Endriw Braga, estou com a mesma situação, fizemos a atualização das competências 04, 05 e 06/2021, na ocasião gerou sem juros, e como estava demorando a compensação abrimos um chamado na caixa para verificarmos a situação.

A caixa deu a seguinte devolutiva:

Título: Regularização de Recolhimento FGTS Incorreto Senhor Empregador

1 Verificamos a utilização de tabela de índices indevida, aplicada ao SEFIP, na realização do cálculo e geração da guia de FGTS em atraso e seu efetivo recolhimento, entre o período de 23/08/2021 e 09/09/2021.
2 Conforme Orientação publicada no site CAIXA (www.caixa.gov.br):
 “Os empregadores que não aderiram à suspensão do recolhimento de FGTS das competências abril, maio, junho e/ou julho de 2021, conforme dispostos na MP 1.046/21, por meio do envio de informação declaratória ao FGTS até o dia 20 de agosto de2021, passam a estar obrigados ao pagamento do FGTS destas competências, quando em atraso, com a respectiva incidência de multa e demais cominações legais, devidos na forma do art. 22 da Lei n° 8.036/90.
 
Para viabilizar os recolhimentos destas competências, em 23/08/2021 foi disponibilizada na área de downloads do site CAIXA, Tópico FGTS — SEFIP/GRF — Tabela Coeficientes FGTS em Atraso — TF, anova tabela para cálculo das guias para recolhimento de FGTS em atraso - TF202108.
 
Esta tabela teve o uso obrigatório pelos empregadores, no cálculo de guias de FGTS com recolhimento em atraso, referente às competências 04, 05, 06 e 07/2021, com o período de validade de 23/08/2021 a 09/09/2021.”
 
3                    Em decorrência da geração da(s)guia(s) em atraso sem a incidência de multa e demais cominações, implicando recolhimento a menor, o arquivo de individualização não pode ser utilizado e está pendente de processamento.
 
4                    Para regularização do recolhimento a menor e respectivo processamento da individualização desses valores, é necessária a adoção de uma das ações, conforme opções abaixo apresentadas:
 
4.1               Realizar novo recolhimento pelo valor total da remuneração devida para as competências recolhidas, utilizando a tabela correta para a data de validade da guia a ser gerada, e solicitar a devolução dos valores recolhidos indevidamente, por meio do Conectividade Social ICP, opção “Empregador”, serviço “Solicitar Devolução de Valores FGTS
 
OU
 
4.2               Individualizar os valores recolhidos e realizar novo recolhimento com os valores complementares.
 
4.2.1           Para conhecimento das competências e valores envolvidos, acessar o Conectividade Social ICP, opção “Empregador”, serviço “Solicitar Relatório de FGTS a Individualizar”, selecionaras opções “Todas as bases” e “Solicitação por CNPJ básico” e indicar “Competência inicial: 04/2021competência final: 07/2021.
 
4.2.2           Para individualizar os valores já recolhidos, verificar no relatório os valores processados sem individualização nas rubricas Deposito e JAM, para cada competência, e promover a geração dos respectivos arquivos SEFIP.
 
4.2.2.1       Gerar arquivo SEFIP, posicionado na data de recolhimento, informando a remuneração base proporcional ao valor de depósito processado e transmitir o arquivo SEFIP via Conectividade Social.
- Os trabalhadores que fazem jus ao recolhimento devem ser alocados na “Modalidade Branco” e os demais trabalhadores ativos na competência devem ser alocados na “Modalidade 9
 
4.2.3           Para promover o recolhimento complementar, acessar o Conectividade Social ICP, opção “Empregador”, serviço “Regularidade FGTS”. Na tela “impedimentos à regularidade”, selecionar “Débitos confessados” e na tela seguinte clicar em “Gerar Guia”, providenciando a quitação desta GRDE.
 
4.2.3.1      Paraindividualizar os valores recolhidos nessa guia complementar:
- Gerar um arquivo SEFIP para cada lançamento/competência da GRDE.
- Também devem ser consideradas as informações de competência e código de recolhimento constantes em cada lançamento (linha)da GRDE.
- No SEFIP, selecionar a opção “individualização” e preencher o campo data com a data de validade da GRDE.
- Os trabalhadores que fazem jus ao recolhimento devem ser alocados na “Modalidade Branco” e os demais trabalhadores ativos na competência devem ser alocados na “Modalidade 9”.
- A soma das remunerações informadas no arquivo SEFIP para trabalhadores na “Modalidade Branco” tem que ser igual à registrada na respectiva linha da GRDE;
- transmitir o arquivo SEFIP via Conectividade Social.
 
 
Atenciosamente
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.
Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 15:21

Boa Tarde, Obrigado.

O senhor entrou em contato direto na agencia fisica ou por email/telefone? meu caso é parecido, mas um pouco mais delicado, se foi por telefone/email o senhor poderia me passar o contato.

Obrigado.

ANDERSON MIRAVALHES

Anderson Miravalhes

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2021 | 15:44

Estou com um problema parecido, foi gerou as guias do FGTS de 04, 05 e 06/2021 em atraso sem juros e multas e o empregador fez o pagamento, agora a Caixa que que gere somente a diferença para que o valor seja destinado aos funcionário mas, não consigo gerar a guia do FGTS somente dos juros a ser pago.
Alguém já passou por isso?

Diandra Franco

Diandra Franco

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2022 | 10:11

Bom dia Pessoal.

Estou fazendo parcelamento de FGTS individualizacao pela sefip cop 327, todo mes faço o processo na sefip para emissao de guia, porem estou tentando agora e faço todo o processo normal e na hora de emitir apresenta um erro (1118 - nao existe GRF para impressao no arquivo selecionado), todo mes é assim, sabem se mudou alguma coisa? Alguem pode  me ajudar?

Grata. 

Ana Karoline Prado

Ana Karoline Prado

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2022 | 16:38

Boa tarde, temos uma empresa que optou pelo parcelamento de FGTS de períodos de 2020 e 2021, mas acontece que tiveram alguns funcionários que saíram depois de já termos efetivado o parcelamento e eles tinham meses pendentes que entraram no parcelamento. Eu tenho como individualizar esses valores para antecipar o pagamento?

Diandra Franco

Diandra Franco

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2022 | 19:12

Boa tarde Pessoal.
Alguem pode me ajudar!!!

Estou fazendo parcelamento de FGTS individualizacao pela sefip cop 327, todo mes faço o processo na sefip para emissao de guia, porem estou tentando agora e faço todo o processo normal e na hora de emitir apresenta um erro (1118 - nao existe GRF para impressao no arquivo selecionado), todo mes é assim, sabem se mudou alguma coisa? Alguem pode  me ajudar?


ja fiz todo o procedimento conforme citaram acima, em outros foruns tbm e nao da certo nao emiti a guia.

Grata.

Fernanda Silva Pereira

Fernanda Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 12 abril 2022 | 09:28

Bom Dia!

A empresa recolheu o FGTS, no valor total da guia, em nome de 1 colaborador, esse ficou na modalidade branco e o restante na modalidade 9.
Preciso fazer a individualização desse valor, como proceder? Deixo dessa mesma forma e só individualizo?

Alguém poderia me ajudar?

Obrigada!

Fabiana Storch

Fabiana Storch

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Terça-Feira | 14 junho 2022 | 15:47

Boa tarde!

Minha situação é parecida com a do Ernani, período mais recente (2015 à 2018).
O parcelamento está em andamento (20 guias pagas), porém estas guias pagas ainda não foram individualizadas. 
Pela cartilha, vi que preciso informar o índice de FGTS vigente na época do pagamento e selecionar os empregados que foram incluídos nesta guia.
De que forma visualizo os empregados e em qual competência fazem jus ao valor constante na parcela, visto que nelas constam até duas competências?

Grata pela atenção.

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Terça-Feira | 28 junho 2022 | 14:13

refaça o sefip normalmente colocado a data correta e realize a transmissão 
se foi paga normalmente coloque o período da época e selecione no prazo e transmita novamente

Fabiana Storch

Fabiana Storch

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 08:52

Bom dia, Kaline.

Sim, estou conseguindo transmitir aos poucos. 
Se tiver duas competências pagas na mesma guia você deve transmitir um arquivo sefip de individualização para cada competência. 

Porém, em algumas situações o valo do JAM não fecha de maneira alguma e o valor não é processado nas contas dos empregados. Neste caso, estou com dificuldade para resolver.
Aconteceu com alguém esta situação?

Fernanda Ramalho

Fernanda Ramalho

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quarta-Feira | 22 março 2023 | 15:10

Prezados...boa tarde,

Preciso fazer algumas individualizações e surgiu algumas duvidas:

- Preciso atualizar a Selic e Auxiliar INSS de acordo com a competência ou apenas a tabela de FGTS?

- Nos casos do código 327, recolhimento de resíduos, como faço as devidas individualizações?

Atte.

Fernanda Ramalho

Viver não é esperar á tempestade passar, é a aprender a dançar na chuva!
LUCAS OTON AMARO PEREIRA

Lucas Oton Amaro Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 39 semanas Quinta-Feira | 27 julho 2023 | 10:02

Bom dia pessoal, recentemente paguei uma guia de FGTS referente a competência 06-2023 no dia 03-07-2023, porém a mesma não foi transmitida no conectividade social ( sim tem como gerar a guia sem transmitir ). Ao verificar que os valores não foram creditados na conta do trabalhador, eu solicitei um relatório de individualização da empresa, e lá constava o deposito a ser individualizado. Fiz o procedimento no dia 26-07-2023, queria saber em até quanto tempo a caixa vai responder sobre o processamento dessa individualização? se chega alguma mensagem sobre etc?
 

Rodrigo Ribeiro Falk

Rodrigo Ribeiro Falk

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 32 semanas Quarta-Feira | 13 setembro 2023 | 10:58

Bom dia colegas!

Fiz um parcelamento de FGTS, parcela de entrada já paga e segunda parcela fiz mês passado (em agosto), tudo certo. Acontece que na parcela deste mês (setembro) vão entrar mais de uma competência pra poder gerar a guia. Não sei como gerar a sefip com mais de uma competência. Alguém que já tenha feito e puder me dar uma luz!

Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.